O Instagram anunciou uma atualização significativa para os criadores de conteúdo no Reels, permitindo que os usuários adicionem até 20 faixas de áudio em um único vídeo.
Para utilizar o novo recurso, basta selecionar a opção “Adicionar ao mix” no editor do Reel, onde é possível cortar e ajustar cada faixa para criar a trilha sonora desejada.
A nova funcionalidade proporciona maior flexibilidade criativa aos usuários, permitindo alinhar o áudio visualmente com elementos como texto, adesivos e clipes.
O Instagram explicou que a combinação de várias faixas de áudio incentiva a reutilização da mixagem única pelos fãs, eliminando a necessidade de usar editores externos para criar essas combinações:
“O lançamento do áudio multitrack no Reels oferece aos criadores maior flexibilidade criativa com a capacidade de alinhar visualmente o áudio com elementos como texto, adesivos e clipes para expressar sua criatividade de uma forma que pareça certa para eles e seu público.”
O Instagram atribuirá a faixa combinada geral ao criador para que eles possam incentivar seus fãs a reutilizar a mixagem única.
Esse recurso elimina a necessidade de os criadores usarem outro editor para mixar várias faixas em uma e, então, aplicá-la aos seus clipes e já era uma demanda antiga de criadores de conteúdo e até de usuários comuns.
- Leia também: YouTube Music lança rádio criada por IA e descoberta de música cantando e até assobiando
Instagram foca em vídeos curtos
No início deste mês, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que a plataforma não se concentrará em vídeos longos e sim em usuários enviando vídeos curtos uns aos outros.
“Acontece que o vídeo de formato longo é menos simbiótico com esses outros trabalhos. Se você assistir a um vídeo de 10 ou 20 minutos, verá menos conteúdo de amigos, interagirá menos com eles e, na verdade, terá menos probabilidade de enviar esse conteúdo ou vídeo a um contato. Então não vamos atrás desse negócio porque é parte da nossa identidade principal conectar pessoas com amigos, e não queremos minar isso indo atrás de vídeos de formato longo. Entendemos que vídeos de formato curto nem sempre fazem isso, mas podem.”
Com o lançamento deste recurso, o Instagram visa fortalecer a criatividade dos criadores, oferecendo ferramentas mais robustas para a produção de conteúdo de alta qualidade diretamente na plataforma.
Isso também reforça a estratégia do Instagram de se manter como um líder em vídeos curtos, valorizando a conexão e interação entre seus usuários, em caminho oposto ao que faz o TikTok, que tem experimentado vídeos mais longos, tentando rivalizar com o YouTube.