O Bluesky finalmente recebeu uma novidade, nesse dia 25 de dezembro, que era uma demanda dos usuários desde que a rede social se tornou a principal alternativa ao X (antigo Twitter): o Trending Topics.
A lista de tópicos, muito popular no X, permite que os usuários descubram quais assuntos estão ganhando destaque na comunidade.
O novo recurso já está disponível tanto no aplicativo móvel quanto na versão web.
Para acessá-lo, basta selecionar o ícone de pesquisa (lupa), localizado na parte inferior da tela no aplicativo ou na barra lateral esquerda na versão para navegadores.
Ao clicar, os usuários encontram listas de tópicos em alta e sugestões personalizadas abaixo da barra de pesquisa.
Como funciona o Trending Topics no Bluesky
Ao tocar em um tópico listado, é possível visualizar postagens associadas a ele, permitindo explorar conversas e interagir com outros usuários que discutem o mesmo assunto.
Durante os testes iniciais, entre os cinco tópicos mais comentados estavam “Natal” e “Nosferatu”, no caso, a data festiva e o filme que chegou recentemente aos cinemas.
O recurso também oferece opções de personalização.
Usuários que preferem não visualizar a lista de tendências podem ocultá-la clicando no pequeno “x” no canto superior direito da seção de tendências ou navegando até Ajustes > Conteúdo e Mídia e desativando a opção Ativar tópicos de tendência.
O Bluesky anunciou que a funcionalidade está na versão inicial (V1) e identificada como Beta, o que significa que ajustes e melhorias serão feitos com base no feedback dos usuários.
A empresa incentiva a comunidade a compartilhar opiniões e sugestões sobre o recurso para que ele seja refinado ao longo do tempo.
A adição da lista de tendências marca mais um passo na busca do Bluesky por aumentar o engajamento dos usuários e expandir sua base de funcionalidades.
A rede começou a ganhar milhões de usuários há alguns meses, quando o X ficou por mais de 30 dias suspenso no Brasil, após a rede de Elon Musk desrespeitar decisões do Superior Tribunal Federal (STF).
Mesmo com a volta da rede no Brasil, muitos usuários optaram por manter sua conta e o Bluesky começou a ganhar mais engajamento quando usuários em todo o mundo, principalmente Estados Unidos e Inglaterra, começaram a migrar para a rede, depois que o X anunciou uma série de decisões polêmicas.
Com isso, a rede ultrapassou os 25 milhões de usuários em um crescimento vertiginoso em 2024.