A Meta colocou fim ao uso de filtros criados por usuários e marcas no Instagram. A mudança, anunciada em agosto do ano passado, entrou em vigor nesta terça-feira (14).
Com a decisão, os efeitos de “embelezamento”, jogos interativos e outros filtros desenvolvidos por terceiros deixam de estar disponíveis na plataforma e apenas os filtros criados pela própria Meta permanecerão acessíveis para os usuários.
Essa mudança no Instagram marca o encerramento do Spark AR Studio, plataforma lançada há sete anos e que permitia a criação de filtros de Realidade Aumentada (RA).
A Meta justificou a decisão de encerrar o uso de filtros de terceiros no Instagram como parte de um esforço para priorizar produtos alinhados às futuras necessidades dos consumidores.
No entanto, a medida gerou críticas de criadores de conteúdo, que veem a decisão como um retrocesso na valorização da criatividade e inovação colaborativa.
Usuários do Instagram reclamam enquanto outras redes continuam oferecendo filtros
Nos comentários do anúncio da Meta, criadores e usuários expressaram frustração, citando que mais uma vez a empresa deixa desenvolvedores na mão.
“Vou ter que usar outras plataformas”, afirmou um seguidor. Outro declarou que a decisão “descarta a melhor ferramenta do aplicativo”.
A conta da Meta Spark no Instagram, com 105 mil seguidores, informou o seu encerramento na plataforma a partir desta quarta-feira (15)
Após o nosso recente comunicado sobre o Meta Spark que vai ser descontinuado, gostaríamos de informar que esta Página do Instagram vai ser encerrada a 15 de janeiro de 2025. Se quiser manter-se em contacto conosco além desta data, por favor siga-nos em @metafordevelopers. Gostaríamos de compartilhar nossos sinceros agradecimentos a você por fazer parte da nossa jornada com o Meta Spark. Saiba mais sobre a saída do Meta Spark no link da nossa biografia.
Apesar das críticas, a Meta reafirmou seu compromisso em facilitar a transição e priorizar ferramentas que atendam às necessidades futuras dos usuários do Instagram.
Enquanto usuários lamentam o fim do Spark AR Studio no Instagram, outras plataformas continuam oferecendo ferramentas semelhantes.
Snapchat e TikTok permanecem como alternativas populares, embora o TikTok já tenha implementado restrições para menores de 18 anos em filtros que alteram traços faciais.
Por outro lado, redes como o BeReal optam por proibir totalmente o uso de filtros, promovendo uma abordagem mais autêntica para o compartilhamento de fotos.