Daylist, recurso do Spotify que cria playlist personalizada que evolui ao longo do dia, já está disponível no Brasil

Por Luciano Rodrigues
Daylist, recurso do Spotify que cria playlist personalizada que evolui ao longo do dia, já está disponível no Brasil - Imagem: Dall-E

O Spotify está lançando globalmente seu recurso “daylist”, uma playlist dinâmica que muda ao longo do dia de acordo com os padrões de audição de cada usuário.

A novidade já estava disponível em mercados de língua inglesa desde o ano passado, e agora está sendo estendida para usuários em todos os países onde o serviço de streaming opera.

Além disso, o Spotify anunciou a adição de suporte para 14 novos idiomas, incluindo árabe, catalão, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês, coreano, polonês, português (Brasil), espanhol e turco.

Com o “daylist”, os ouvintes podem explorar faixas que se adaptam às suas atividades e humores em diferentes momentos do dia, como uma trilha sonora que acompanha as fases da rotina.

O recurso utiliza dados detalhados de gêneros musicais e microgêneros para ajustar as recomendações, trazendo nomes curiosos como “90s rave rainforest late night” (Rave dos anos 90 na floresta tropical tarde da noite) ou “bedroom pop banger early morning” (sucesso de “bedroom pop” para o início da manhã – sendo bedroom pop um termo que se refere a um gênero de música indie produzido de forma caseira, muitas vezes gravado em casa, especificamente no quarto, por artistas independentes.

A playlist personalizada é oferecida tanto para assinantes premium quanto para usuários da versão gratuita da plataforma.

Daylist também já está disponível no Brasil

O recurso daylist foi inicialmente introduzido em setembro de 2023 para usuários nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

Em março de 2024, a ferramenta foi disponibilizada em outros 65 países, com uma recepção positiva por parte dos usuários. Segundo o Spotify, cerca de 70% dos usuários do daylist retornam semanalmente para ouvir suas playlists atualizadas, mostrando o apelo e a utilidade da funcionalidade.

Apesar do sucesso relatado, o Spotify não divulgou números específicos de usuários que adotaram a daylist ou dados detalhados sobre o impacto da ferramenta na descoberta de novas músicas. No entanto, a empresa está confiante de que o recurso contribui significativamente para uma experiência mais personalizada e engajadora dentro da plataforma.

Para acessar a daylist, os usuários podem navegar pela seção “Feito para você” no aplicativo ou acessar diretamente pela web. A playlist é atualizada automaticamente ao longo do dia, mas os usuários têm a opção de salvar uma versão específica da lista, basta tocar no menu de três pontos, selecionar “Adicionar à playlist” e, em seguida, “Nova playlist” para manter a versão exata da lista em sua biblioteca pessoal.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile