As ferramentas Lens e o Maps do Google estão recebendo uma série de atualizações que prometem revolucionar a experiência de compras, especialmente em lojas físicas.
As novidades permitem que os usuários obtenham informações detalhadas de produtos, como avaliações, comparações de preços e disponibilidade local, diretamente de seus smartphones.
A iniciativa chega no momento em que a empresa se prepara para a movimentada temporada de compras de fim de ano.
O Google Lens, conhecido por sua busca visual, agora inclui ferramentas específicas para compras em lojas físicas.
Com ele, basta tirar uma foto de um produto, como um brinquedo ou eletrônico, para acessar informações completas, como estoque na loja, opções similares e preços em outros varejistas, incluindo Amazon e Walmart.
Alimentado pelos 45 bilhões de listagens do Shopping Graph e os modelos Gemini do Google, o recurso oferece uma experiência rápida e precisa.
Google Maps ganha novos recursos de busca por produtos locais
Além do Lens, o o Maps também ganhou novas funcionalidades.
Em breve, os usuários poderão pesquisar produtos específicos, como um suéter de Natal, para encontrar lojas próximas que tenham o item em estoque.
O recurso abrange categorias como roupas, eletrônicos, itens para casa e alimentos. A nova funcionalidade estará disponível nas próximas semanas para usuários nos Estados Unidos.
A vice-presidente de Consumer Shopping Product do Google, Lilian Rincon, destacou o impacto dessas ferramentas na experiência de compra.
Estamos eliminando as suposições das compras em lojas físicas com a ajuda da IA. Durante os feriados, as pessoas buscam a mágica das compras presenciais, mas também confiam na tecnologia para tomar decisões informadas.
Os varejistas que já oferecem suporte à nova ferramenta incluem grandes nomes como Target, Macy’s, Nordstrom e Ulta Beauty.
O Google também registrou um aumento no uso do Lens para buscas relacionadas a compras, que já representam 20% das 20 bilhões de pesquisas mensais realizadas pela ferramenta.
A empresa também ampliou as opções de pagamento no Google Pay, com novos parceiros como Afterpay e Klarna.
Para comerciantes, o Google lançará um serviço experimental para identificar melhor transações fraudulentas e evitar bloqueios indevidos, ajudando a liberar compras legítimas.
Ainda não há informações sobre a liberação do recurso para outros mercados, como o brasileiro.