- Dados do Maps agora acessíveis via BigQuery.
- Insights ajudam em trânsito, infraestrutura e clima.
- Earth Engine traz dados ambientais por satélite.
O Google anunciou uma nova integração entre a Plataforma Google Maps e o BigQuery, seu serviço de análise de dados em nuvem. A novidade permite que cidades, empresas e desenvolvedores acessem com mais facilidade informações detalhadas sobre trânsito, infraestrutura urbana e sustentabilidade, tudo em tempo real ou por meio de análises históricas.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9), em uma postagem no blog oficial.
Pela primeira vez, a empresa disponibiliza os conjuntos de dados Imagery Insights, Roads Management Insights e Places Insights diretamente no BigQuery. Assim, esses recursos podem ajudar gestores públicos e privados a identificar problemas, planejar soluções e melhorar serviços urbanos com base em dados concretos.
O Imagery Insights, por exemplo, fornece informações sobre objetos de infraestrutura captados por imagens, como postes de energia, placas de trânsito ou semáforos, permitindo que empresas de telecomunicações ou operadoras de energia avaliem o estado desses itens de forma remota.
Já o Roads Management Insights permite que autoridades analisem dados de tráfego em tempo real e registros históricos. Isso ajuda no planejamento de intervenções viárias, rotas mais eficientes e até na prevenção de congestionamentos em grandes centros urbanos.
Maps com dados para cidades mais inteligentes e sustentáveis
O Places Insights oferece uma visão personalizada de locais com base em critérios como avaliações de usuários e acessibilidade para cadeiras de rodas. Isso pode beneficiar desde comércios locais até plataformas de turismo ou apps de mobilidade urbana.
Além disso, outro destaque da atualização é a integração com o Google Earth Engine, que também passa a disponibilizar seus dados via BigQuery. Assim, usuários podem acessar informações ambientais baseadas em imagens de satélite, como riscos de incêndios florestais, desmatamento e alterações no uso da terra.
Essa iniciativa amplia o acesso à inteligência territorial e fortalece a proposta de cidades inteligentes baseadas em dados. Ao abrir esses recursos de forma mais acessível, o Google aposta em um ecossistema digital que impulsiona decisões mais rápidas e eficientes em todos os setores da sociedade.
Segundo o Google, a medida facilita o trabalho de quem já utiliza o BigQuery para análises e agora poderá cruzar essas novas informações com outros bancos de dados empresariais ou públicos. Ainda segundo a empresa, os novos recursos fazem parte das melhorias no Maps.