- Novo recurso acelera vídeos no Reels com um toque prolongado.
- Instagram busca manter usuários engajados com conteúdo rápido.
- Recurso replica o que já ocorre no TikTok.
O Instagram acaba de lançar mais uma função inspirada no TikTok. A partir desta semana, usuários do Reels poderão acelerar vídeos em até 2x com um simples toque prolongado. Ao manter o dedo pressionado no lado direito ou esquerdo da tela, a reprodução avança, tornando mais rápido o consumo de conteúdo.
O novo recurso surge em meio à expansão dos vídeos longos nas redes sociais. Assim como o TikTok, o Instagram começou com limites curtos de tempo para seus vídeos — inicialmente 15 segundos. Hoje, os Reels já permitem publicações de até três minutos. O concorrente chinês, em contrapartida, aceita vídeos de até 10 minutos. Para acompanhar esse crescimento e a mudança nos hábitos de consumo, a Meta decidiu oferecer mais controle ao usuário sobre o ritmo da experiência.
Aceleração de vídeos deve melhorar retenção de audiência no Reels
Ao permitir que os usuários avancem rapidamente por partes menos interessantes, a nova funcionalidade pode aumentar as chances de alguém assistir até o final de um reel mais longo. Isso é especialmente relevante num cenário em que conteúdos curtos dominam e a atenção do público se torna mais disputada.
A Meta já vinha experimentando formas de tornar o Reels mais atrativo e competitivo. Assim, o recurso de avanço rápido segue a lógica de outro lançamento recente, o Remix, que copia a popular ferramenta Duet do TikTok. Dessa forma, o Instagram continua ampliando suas funcionalidades com base em padrões de uso bem-sucedidos de sua principal concorrente.
Ao longo dos anos, o TikTok treinou os usuários para consumir conteúdos de forma mais dinâmica. Por isso, a adoção dessa opção no Instagram Reels reflete uma necessidade de adaptação ao novo comportamento digital, em que velocidade e interatividade são determinantes para manter o engajamento.
Com isso, o Reels, que pode até virar um app independente do Instagram, busca se tornar um produto cada vez mais robusto, reunindo ferramentas para edição, remixagem e, agora, reprodução acelerada.