Uma recente pesquisa conduzida por especialistas em mídias sociais da Viralyft analisou dados do Google Trends sobre buscas nos últimos 12 meses para descobrir quais aplicativos de mídias sociais foram mais baixados e excluídos no último ano.
De acordo com a pesquisa, o Instagram é o aplicativo de mídia social mais excluído, com uma média mensal de 372.685 buscas por termos como “Desativar Instagram” e “Excluir Instagram”.
O segundo aplicativo mais excluído é o Facebook, com uma média mensal de 313.869 buscas por parte dos interessados em deletar a plataforma. O Snapchat ocupa a terceira posição, com uma média mensal de 152.484 buscas. O Snapchat é o terceiro aplicativo mais excluído.
O quarto aplicativo mais buscado para exclusão é o X (anteriormente conhecido como Twitter), com uma média mensal de 71.832 buscas. O Telegram ocupa a quinta posição entre os aplicativos de mídia social mais excluídos, com uma média mensal de 51.882 buscas nacionais para excluí-lo.
- Leia também: Defiverso e Solana unem forças para DEFIHACK: O Maior Hackathon Educacional Cripto do Brasil
Instagram e apps mais deletados
O YouTube é o aplicativo de mídia social mais baixado, com uma média mensal de 174 milhões de buscas, seguido pelo Facebook, com uma média mensal de 134 milhões de buscas. O terceiro aplicativo mais baixado é o Instagram, com uma média mensal de 30,5 milhões de buscas.
O X (anteriormente Twitter) é o quarto aplicativo de mídia social mais baixado, com um volume médio mensal de 28 milhões de buscas. A quinta posição é ocupada pelo LinkedIn, com um volume médio mensal de buscas de 140.636.
“Os aplicativos de mídia social são frequentemente baixados e excluídos por diversos motivos. Uma razão comum pode ser preocupações com privacidade e segurança de dados, que podem levar os usuários a excluir as mídias sociais em busca de alternativas mais seguras. Outras preocupações podem incluir a introdução de novos recursos de IA e suas falhas nas plataformas de mídia social, já que malfuncionamentos tecnológicos podem alarmar as pessoas”, destacou um porta-voz da Viralyft.
Ele destaca que a natureza viciante das mídias sociais, com rolagem infinita e notificações constantes, também pode levar os usuários a se sentirem ansiosos e sobrecarregados, motivando uma pausa ao deletar o aplicativo.