O Instagram está introduzindo um novo recurso chamado Contas de Adolescentes, que visa proteger melhor os jovens usuários na plataforma.
A partir desta semana, todas as contas novas e existentes de adolescentes serão automaticamente convertidas nesse novo tipo de perfil, com recursos de segurança mais robustos e maior controle parental.
A iniciativa responde a críticas de que a plataforma, assim como outras redes sociais, não fazia o suficiente para proteger os adolescentes online.
As Contas de Adolescentes limitarão quem pode contatar jovens usuários e o tipo de conteúdo que eles podem visualizar.
Além disso, adolescentes com menos de 16 anos precisarão de permissão dos pais para alterar qualquer configuração de segurança padrão. O recurso permitirá que os adolescentes escolham quais seguidores aceitar e de quem receber mensagens, mas sempre com o consentimento parental.
Como parte do lançamento das Contas de Adolescentes, usuários mais jovens terão acesso a um novo recurso que permite que eles selecionem tópicos que desejam ver mais na página Explorar e em suas recomendações.
Eles podem selecionar tópicos como Futebol, Artesanato, Dança, Música e Áudio, Gatos, Comida e Bebida, Ciência da Computação, entre outros. O Instagram diz que isso os ajudará a se concentrar em conteúdo mais positivo.
Outra novidade importante é a introdução de um Modo de Sono, que silencia notificações entre 22h e 7h, e lembretes para que os jovens fechem o aplicativo após uma hora de uso diário.
Essas mudanças buscam mitigar os impactos negativos das redes sociais na saúde mental, um problema crescente entre adolescentes.
Mais controle para os pais
Os pais também terão mais ferramentas para supervisionar a atividade de seus filhos no Instagram.
Eles poderão ver com quem os adolescentes estão trocando mensagens, embora não possam acessar o conteúdo das conversas. Além disso, os responsáveis poderão definir limites de tempo de uso diários e bloquear o aplicativo completamente à noite.
As Contas de Adolescentes começam a ser implementadas nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália, com previsão de lançamento global para o início de 2024.
A Meta, empresa controladora do Instagram, também planeja expandir esse recurso para outras plataformas de sua propriedade ainda este ano.