Instagram lança hub de ‘melhores práticas’ com dicas para criadores de conteúdo

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Instagram lançou um novo recurso para ajudar criadores de conteúdo, empresas e outros usuários a otimizar suas postagens na plataforma. Chamado de “melhores práticas”, o hub está disponível para contas profissionais e pode ser acessado através do painel profissional do Instagram.

A empresa está promovendo a ferramenta como um guia educacional que ensina a criar conteúdo mais envolvente, com dicas que abrangem desde o planejamento de publicações até a monetização de fotos e vídeos.

Entre as orientações, o hub oferece conselhos genéricos sobre redes sociais, como “acompanhar o crescimento de seguidores a longo prazo” e “postar de forma consistente”.

No entanto, algumas dicas indicam as prioridades específicas do Instagram.

Um exemplo disso é a recomendação de que Reels com mais de 90 segundos tenham menor chance de serem recomendados a novos usuários, o que pode impactar diretamente na visibilidade de conteúdos mais longos.

Essa preferência por vídeos curtos alinha-se com declarações anteriores de Adam Mosseri, chefe do Instagram, sobre a importância de vídeos rápidos para a plataforma, especialmente enquanto ela concorre com o TikTok.

Novo recurso no Instagram deve ajudar no engajamento

A introdução desse hub de “melhores práticas” pode oferecer uma visão mais clara para criadores de conteúdo, que há anos tentam entender os algoritmos de redes sociais e melhorar seu engajamento.

Ao mesmo tempo, a ferramenta pode aumentar a pressão sobre esses criadores, que passam a seguir rigidamente as recomendações para garantir que seus conteúdos alcancem o público.

Por exemplo, postar mais Reels pode aumentar o número de seguidores, como o próprio hub sugere, mas também reflete o desejo da plataforma de promover vídeos curtos, uma estratégia clara na competição com outras redes.

Nos últimos meses, o Instagram também informou que “visualizações” se tornaram a métrica mais relevante para os criadores na plataforma, servindo como um dos principais indicadores de desempenho de conteúdo.

Além disso, a frequência com que o público compartilha uma postagem com outras pessoas também influencia diretamente a visibilidade do conteúdo.

Mosseri alertou os criadores sobre a importância de criar material que seja autêntico e compartilhável, sem forçar o engajamento.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile