Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou no Threads, nesse domingo (19), uma alteração importante na organização dos perfis: a nova grade vertical para fotos e vídeos.
A iniciativa busca tornar a plataforma mais simples e visualmente limpa, aumentando a flexibilidade dos criadores de conteúdo.
No entanto, a mudança gerou opiniões divergentes entre os usuários, conforme contou o próprio Mosseri, muitos dos quais se mostraram insatisfeitos por não terem recebido um aviso prévio sobre a novidade.
A principal motivação para a nova grade está no formato de mídia predominante na plataforma.
Atualmente, a maioria dos usuários publica fotos e vídeos na orientação vertical, tornando as miniaturas quadradas menos eficazes para exibir o conteúdo.
O Instagram empresa reconheceu que alguns criadores gastam tempo organizando a grade do perfil e prometeu melhorar a personalização das miniaturas para minimizar impactos negativos na identidade visual dos perfis.
Além da grade vertical, o Instagram pretende reformular os destaques dos Stories, incorporando-os diretamente na grade do perfil em forma de aba.
A ideia é reduzir a poluição visual e permitir que criadores organizem seus perfis de maneira mais intuitiva.
Para garantir que os usuários mantenham o controle sobre sua estética, a plataforma está desenvolvendo uma ferramenta que permitirá reordenar completamente a grade, oferecendo mais autonomia para a curadoria do conteúdo, diferente do modelo atual, organizado por data de publicação.
Outra novidade em fase de desenvolvimento é a possibilidade de postar diretamente na grade do perfil sem passar pelo feed principal. Essa opção permitirá que criadores compartilhem conteúdo estrategicamente, sem precisar seguir a dinâmica tradicional do Instagram.
A empresa reforçou que essas mudanças passarão por ajustes nos próximos meses, conforme recebe feedback dos usuários.
Outras novidades do Instagram
No domingo (17), o Instagram também lançou o Edits, um aplicativo de edição de vídeo semelhante ao CapCut da ByteDance, que também foi interrompido nos EUA junto com o TikTok.
Mosseri anunciou no Threads:
Haverá uma aba dedicada para inspiração, outra para manter o controle de quaisquer ideias iniciais que você possa ter, uma câmera de qualidade muito mais alta que usei para gravar este vídeo, todas as ferramentas de edição que você esperaria, a capacidade de compartilhar rascunhos com amigos e outros criadores e, se você decidir compartilhar seus vídeos no Instagram, insights poderosos sobre como esses vídeos funcionam.
Por fim, Mosseri explicou que embora a plataforma ainda esteja focada em vídeos curtos, o Reels também vai aceitar vídeos de até 3 minutos.