- WhatsApp agora aceita música no Status.
- Biblioteca tem milhões de faixas para escolher.
- Trechos musicais vão de 15 a 60 segundos.
O WhatsApp começou a liberar um recurso que promete animar os status dos usuários. Agora, será possível adicionar clipes musicais temporários às atualizações de perfil, como faziam redes sociais da “velha guarda” como MySpace e AIM, por exemplo.
O recurso, de compartilhamento com o Spotify no Status, já havia aparecido em versão beta do mensageiro, há poucos dias e agora foi oficializado pela Meta, controladora do app. Na publicação, no entanto, não há referência ao Spotify.
Além disso, a Meta confirmou que a funcionalidade será disponibilizada globalmente e se expandirá “nas próximas semanas”, ainda sem um prazo preciso.
O recurso chega como mais uma opção na aba “Atualizações”, onde os usuários compartilham textos, fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas — semelhante aos Stories do Instagram e Facebook.
Ao tocar para criar um novo status, o usuário verá um ícone de nota musical no topo da tela. A partir daí, poderá escolher uma faixa da biblioteca do WhatsApp e incluir até 15 segundos de música em fotos ou até 60 segundos em vídeos.
A Meta garante que a biblioteca contém milhões de faixas. O usuário pode selecionar o trecho exato da música, o que ajuda a destacar uma letra ou participar de trends virais. O WhatsApp afirma que não terá acesso às músicas escolhidas pelos usuários, já que os status também seguem criptografia de ponta a ponta, como as mensagens privadas.
Música no status do WhatsApp, como ‘faziam os antigos’
Essa atualização segue uma tendência que outras plataformas da Meta já adotaram, como o Instagram. No entanto, o WhatsApp mira também na nostalgia, ao reviver um recurso que marcou o início da era das redes sociais. Na época do MySpace, era comum visitar um perfil e ouvir a “música tema” escolhida pelo usuário. O saudoso MSN, da Microsoft, também contava com recurso semelhante.
Além disso, a novidade pode ampliar o engajamento dentro da plataforma, principalmente entre os mais jovens, que costumam consumir conteúdo de forma rápida e personalizada.
Isso é importante para a Meta pois, embora o WhatsApp seja um app de mensagens popular, principalmente no Brasil, o Status não tem nem de longe o mesmo engajamento do que recursos semelhantes de outras redes, como o Stories do Instagram.