Novo app detecta se o leite está estragado sem precisar abrir a caixa

Por Cássio Gusson
Imagem: Dall-e

Imagine abrir a geladeira pela manhã, pegar o leite e adicioná-lo ao café, apenas para descobrir que o líquido branco virou uma massa amarela e malcheirosa. Esse cenário comum pode estar com os dias contados, graças ao VibMilk, um novo app para smartphones desenvolvido por pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW) em Sydney.

Utilizando o motor de vibração do celular, o VibMilk detecta se o leite está estragado sem precisar abrir a embalagem, oferecendo uma alternativa prática e segura para evitar o desperdício de leite e prevenir problemas de saúde.

O professor Wen Hu, do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da UNSW, explica que o VibMilk utiliza uma abordagem não invasiva, ou seja, a detecção da frescura do leite ocorre sem romper o lacre da embalagem.

“Normalmente, as pessoas cheiram ou provam o leite para saber se ele está bom, mas isso expõe o produto a bactérias e acelera a deterioração,” disse Hu. Com o VibMilk, basta colocar o smartphone sobre a embalagem de leite e o app analisa as vibrações para indicar o estado do produto.

Como o app VibMilk avalia o leite

O leite é um meio rico para o crescimento de bactérias, pois contém água, proteínas, gorduras e vitaminas. Mesmo com a pasteurização e tratamentos de alta temperatura (UHT), bactérias ainda podem se desenvolver e estragar o produto, levando ao descarte desnecessário e prejuízos financeiros. Estudos mostram que famílias americanas jogam fora 19% dos produtos lácteos que compram, confiando apenas nas datas de validade para avaliar a segurança do consumo.

Conforme o leite começa a se deteriorar, ele passa de uma mistura homogênea para uma separação em coalho e soro, o que altera suas propriedades físicas e seu pH. O VibMilk detecta essas mudanças analisando as vibrações do motor do smartphone, que variam conforme o estado do leite. Com um algoritmo de aprendizado de máquina, o app classifica o leite em uma escala de 23 níveis de pH, alcançando uma precisão média de 98,35% e detectando leite fresco com 100% de precisão.

Imagem: UNSW Sydney/Wu et al

Durante os testes, os pesquisadores usaram quatro modelos de smartphones populares, incluindo Google Pixel e Samsung Galaxy, e encontraram resultados altamente confiáveis. Mesmo em uma aplicação relativamente simples – o telefone fica colado à embalagem de leite enquanto o app é executado – o VibMilk mostra-se uma solução eficaz e de baixo custo, sem exigir recipientes transparentes ou equipamentos complexos.

Apesar do sucesso inicial, Hu afirma que o app ainda precisa de ajustes para garantir o mesmo nível de precisão com diferentes tipos de embalagens e marcas. “Para tornar a tecnologia amplamente disponível, precisamos colaborar com fabricantes de embalagens,” comentou.

O VibMilk ainda não está disponível nas lojas de apps, mas, segundo a equipe, deve ser lançado no próximo ano.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile