Pagamentos via Pix chegam ao WhatsApp no Brasil

Por Luciano Rodrigues
Pagamentos via Pix chegam ao WhatsApp no Brasil - Imagem: Dall-E

Desde essa última quinta-feira (6), alguns usuários do WhatsApp no Brasil já podem realizar pagamentos via Pix diretamente pelo aplicativo, conforme anunciado pela Meta durante o evento Conversations em São Paulo. A novidade será implementada de forma gradual, abrangendo os cerca de 150 milhões de usuários do WhatsApp no país, de acordo com relatos não oficiais.

Diferente da ferramenta já conhecida de WhatsApp Pagamentos, onde a transação ocorre dentro da plataforma da Meta, o novo recurso permite que a transação bancária seja realizada diretamente no aplicativo financeiro da pessoa. Os perfis empresariais no WhatsApp poderão cadastrar sua chave Pix, permitindo que os clientes vejam essa informação sempre que desejarem realizar um pagamento.

Pix e integração com a API do Banco Central

Guilherme Horn, diretor de mercados estratégicos da Meta, explicou que essa era uma demanda muito grande e que a integração com a API do Banco Central do Brasil visa resolver esse problema, exibindo o código Pix diretamente na tela do WhatsApp, o que já inclui o preço da transação.

“A gente ouvia muito dos pequenos negócios que existia uma taxa de abandono relevante no momento de concretizar uma compra. As lojas perdiam os clientes na hora de fazer o pagamento.”

A ferramenta de pagamentos via Pix no WhatsApp não terá custo algum tanto para empresas quanto para os usuários finais. Apesar de oferecer as funções de Pagamentos dentro da plataforma e de integrar o Pix, Horn enfatizou que o aplicativo não se transformou em um banco.

A adição do Pix no WhatsApp é uma das novidades anunciadas pelo Meta para o App, com a promessa de facilitar ainda mais a vida de pequenos empreendedores e consumidores. Com a integração, a expectativa é que a taxa de abandono no momento do pagamento diminua significativamente, proporcionando uma experiência de compra mais fluida e rápida.

A conveniência de poder realizar pagamentos diretamente no aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil pode impulsionar ainda mais as vendas e a utilização do Pix no país.

Para os consumidores, a novidade traz maior praticidade e segurança, eliminando a necessidade de trocar de aplicativo para finalizar uma compra.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile