- Signal bloqueia prints no Windows para reforçar a privacidade.
- Nova atualização protege chats contra o recurso Recall da Microsoft.
- Usuários podem desativar a segurança, mas recebem alerta prévio.
O Signal lançou nesta quinta-feira (22) uma nova atualização para o aplicativo no Windows. Agora, o sistema não consegue mais capturar prints de tela das conversas, protegendo ainda mais a privacidade dos usuários.
A empresa ativou automaticamente o novo recurso, chamado de “segurança de tela“, para todos que utilizam o app no Windows 11.
Recurso protege contra o Recall da Microsoft
O Signal explicou que a novidade surgiu como resposta ao Recall, recurso criado pela Microsoft para capturar automaticamente imagens de tela e permitir que o usuário “volte no tempo”. Mesmo após críticas e uma pausa no lançamento, a Microsoft retomou os testes do Recall em abril, no Canal de Visualização do Windows.
Embora o Recall seja opcional e permita pausas, o Signal acredita que ele ainda representa um risco, já que pode capturar conteúdos sensíveis exibidos no app. Por isso, com a nova atualização, toda tentativa de captura exibe apenas uma tela em branco.
Usuários podem desativar a segurança, mas com alerta
Apesar da ativação automática, o Signal permite que o usuário desative a proteção. Basta acessar Configurações > Privacidade > Segurança da tela. Ao fazer isso, o aplicativo exibe um alerta e exige que o usuário clique em Confirmar, para evitar desligamentos acidentais.
O Signal também destacou uma limitação: ao ativar a segurança de tela, alguns leitores de tela podem não funcionar corretamente. Mesmo assim, a empresa defende a medida como essencial para preservar a privacidade dos usuários.
Em nota, o Signal criticou a abordagem da Microsoft: “Esperamos que as equipes de IA que criam sistemas como o Recall pensem nessas implicações com mais cuidado no futuro”.
A empresa reforçou que não deveria precisar adotar um “truque estranho” para proteger a integridade do serviço. No entanto, a atualização se mostrou necessária, diante do avanço de tecnologias que podem comprometer a confidencialidade das conversas.
Com essa medida, o Signal se posiciona novamente como um dos apps mais comprometidos com a segurança e a proteção de dados dos seus usuários.