Snapchat lança função “Footsteps” para rastrear viagens dos usuários e oferecer mais personalização

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Snapchat lançou discretamente um novo recurso chamado “Footsteps” para todos os usuários do iOS nesta semana, conforme confirmou a empresa ao TechCrunch nessa segunda-feira (1).

O Footsteps utiliza o Snap Map para rastrear e mostrar os lugares que os usuários visitaram ao longo do tempo, medindo o quanto do mundo eles exploraram. A

ntes disponível apenas para assinantes do Snapchat+, o recurso expande a experiência de localização dentro do app, permitindo uma nova maneira de visualizar as viagens realizadas.

Na primeira utilização do Footsteps, o recurso integra os locais baseados nos Snaps salvos nas Memórias, para que as viagens anteriores sejam consideradas.

Após essa inicialização, o Snapchat usará apenas dados de localização em tempo real para adicionar novas informações ao Footsteps, dispensando os registros das Memórias. No entanto, o recurso só funciona para quem não está utilizando o Modo Fantasma, que esconde a localização dos usuários para seus amigos dentro do app.

Footsteps é recurso para se diferenciar do Instagram e TikTok

O lançamento do recurso ocorre enquanto o Snapchat continua a buscar novas formas de se diferenciar dos concorrentes diretos, como Instagram e TikTok.

O desenvolvimento contínuo do Snap Map, um dos recursos únicos do app, fortalece essa posição no mercado.

Apesar de o Instagram estar desenvolvendo uma função semelhante, chamada “Friends Map”, até o momento, nenhum dos concorrentes oferece algo equivalente ao que o Footsteps promete em termos de rastreamento de viagens.

A ferramenta fornece detalhes como a porcentagem de uma cidade ou país que o usuário explorou com base nos Snaps salvos.

Por exemplo, o recurso pode mostrar que o usuário visitou 30,4% de sua cidade ou explorou 5% de uma nova cidade durante uma viagem de verão.

Vale ressaltar que a precisão dessas estatísticas depende do hábito de salvar Snaps frequentemente, já que o recurso se baseia nas Memórias do usuário para fornecer as porcentagens.

Para desativar o recurso ou apagar dados acumulados, basta acessar a seção “Mapa” dentro das configurações do aplicativo.

O recurso é descrito como uma maneira não apenas de rastrear as viagens, mas também de compartilhar aventuras com amigos, oferecendo adesivos personalizados que mostram os destinos visitados.

Um representante da empresa informou ao TechCrunch que o Snapchat planeja lançar o Footsteps para usuários do Android em breve, ampliando ainda mais o alcance da nova funcionalidade.

No futuro, o Footsteps também vai expandir o uso de dados de localização para mapear os passos reais do usuário, com base nas viagens realizadas.

Esses dados serão exclusivos e visíveis apenas para o próprio usuário, que também poderá desativar o recurso ou limpar o histórico de viagens diretamente nas configurações do app.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile