O Spotify deu mais um passo importante para se consolidar como líder em conteúdos multimídia, anunciando o lançamento do Spotify for Authors, um conjunto de ferramentas projetado para autores e editores de audiolivros.
Ao mesmo tempo, a plataforma integra a IA generativa Gemini, do Google, para oferecer funcionalidades inovadoras de busca e reprodução de conteúdo.
Com o Spotify for Authors, escritores e editores ganham acesso a análises detalhadas sobre o consumo de seus audiolivros.
A ferramenta permite visualizar dados demográficos de ouvintes, como idade e gênero, e ainda revela quais podcasts atraem o público-alvo.
Essa combinação única de dados ajuda autores a planejar melhor campanhas de marketing e identificar programas ideais para promoção de seus livros.
O Spotify também lançou perfis dedicados para autores, permitindo que os fãs conheçam mais sobre seus escritores preferidos, similar ao que já acontece com artistas na plataforma.
Além disso, o serviço introduziu ferramentas promocionais, como cartões para redes sociais e códigos de resgate que permitem compartilhar cópias sem royalties.
A empresa vem investindo para aumentar a oferta de audiolivros, inclusive fora dos EUA e batendo de frente com a Audible da Amazon, que lidera o mercado e, em resposta, passou a liberar um audiolivro gratuito por mês.
Spotify aposta em IA generativa para oferecer novas experiências
Enquanto aprimora o suporte para criadores, o Spotify também aposta na integração de inteligência artificial.
A parceria com o Google trouxe o suporte ao Gemini, uma extensão que permite buscas e reproduções de músicas por meio de comandos em linguagem natural.
Disponível em dispositivos Android, o recurso oferece aos usuários uma experiência simplificada e dinâmica, respondendo a solicitações como títulos de músicas, nomes de artistas ou até contextos específicos, como atividades e humores.
Embora o Gemini não crie playlists ou estações de rádio no momento, a extensão expande o uso do Spotify com comandos verbais, colocando a plataforma à frente na integração com tecnologias de IA.
Para ativar o recurso, é necessário vincular as contas do Spotify e do Google e habilitar a função Gemini Apps Activity.