- Spotify pode liberar audiolivros via links externos.
- Atualização aguarda aprovação da Apple nos EUA.
- Decisão judicial pressiona Apple a flexibilizar regras.
O Spotify está desenvolvendo uma atualização que permitirá que usuários de iPhone comprem audiolivros por meio de links externos. A mudança, por enquanto, vale apenas para os EUA.
A princípio, a medida vem após uma decisão judicial que considerou a Apple culpada de violação intencional de uma liminar anterior, no caso Epic Games v. Apple. Ela determina que a Apple pare de cobrar comissões de até 27% sobre compras feitas fora da App Store. Além disso, a ordem impede a empresa de restringir como desenvolvedores direcionam usuários para compras externas.
Em um comunicado, o Spotify afirmou:
Isso ajuda a nivelar o campo de atuação ao permitir que desenvolvedores ofereçam informações básicas sobre preços e links de fácil acesso para comprar produtos digitais por meio de iPhones.
O Spotify enviou a atualização para aprovação da Apple e, caso seja autorizada, permitirá que usuários Premium adquiram recargas para estender o tempo de audição de audiolivros.
Spotify aproveita decisão judicial contra restrições da Apple
A mudança no Spotify responde diretamente à decisão judicial que beneficia desenvolvedores, permitindo a inclusão de informações de preços e links de compra diretamente no aplicativo. Antes disso, o Spotify tentou contornar as restrições da Apple ao não exibir preços de audiolivros no app e, em vez disso, enviar um link por e-mail para que os usuários comprassem o conteúdo na web.
Porém, a Apple considerou essa prática uma violação de suas políticas, o que forçou o Spotify a remover totalmente a opção de compra de audiolivros no iOS. Com a nova ordem judicial, o Spotify vê uma oportunidade de retomar as vendas de audiolivros dentro da plataforma.
Embora a Apple tenha recorrido contra a decisão e pedido ao tribunal para suspender a ordem, o cenário parece estar se modificando para favorecer desenvolvedores.
Outros aplicativos também estão aproveitando as mudanças nas políticas da Apple. O Kindle, o Patreon e o emulador Delta, por exemplo, já começaram a implementar links externos para facilitar compras. A atualização do Spotify, caso aprovada, representará um avanço para autores, desenvolvedores e consumidores, ao possibilitar compras diretas e transparentes.
O Spotify considera a mudança uma vitória significativa, afirmando que a liberdade de oferecer links diretos sem etapas desnecessárias trará benefícios para todos. A empresa acredita que, ao remover as barreiras impostas pela Apple, será possível oferecer uma melhor experiência ao usuário.
O mercado agora aguarda a aprovação da Apple e a confirmação de que a decisão judicial se manterá.