Sucesso de ‘É Assim Que Acaba’ reforça o impacto do #BookTok para o cinema

Por Luciano Rodrigues
Sucesso de 'É Assim Que Acaba' reforça o impacto do #BookTok para o cinema - Imagem: Dall-E

Neste final de semana, o filme “É Assim Que Acaba“, baseado no aclamado best-seller de Colleen Hoover, surpreendeu ao arrecadar US$ 80 milhões em bilheteria mundial. O sucesso inesperado do longa-metragem ressalta o poder do BookTok (#BookTok), uma comunidade no TikTok dedicada a livros, que já acumula mais de 230 bilhões de visualizações.

Quando o diretor Justin Baldoni anunciou em 2019 que “É Assim Que Acaba” seria adaptado para o cinema, o livro havia vendido pouco mais de 1 milhão de cópias globalmente.

O filme tinha potencial para ser um sucesso moderado, mas então a pandemia mudou o cenário.

Com as pessoas buscando novas formas de entretenimento em casa, as obras de Hoover começaram a viralizar no TikTok, catapultando a autora para a fama mundial, que, desde então, vendeu mais de 50 milhões de cópias de seus livros.

Em 2022, seis dos livros de Hoover dominaram o TOP-10 da lista dos mais vendidos de ficção do The New York Times, e “É Assim Que Acaba” foi o livro mais vendido da Publishers Weekly em 2022 e 2023, somando mais de 2,2 milhões de cópias.

O sucesso da autora foi tanto que, em 2023, a revista TIME a incluiu na lista TIME100, que reconhece as 100 pessoas mais influentes do mundo.

Com esse crescente fenômeno, a Sony, que cofinanciou o filme, aproveitou a popularidade do BookTok para lançar o primeiro trailer em colaboração com a comunidade. O resultado? Um impressionante número de 128 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas.

TikTok impulsionando música, literatura e Hollywood

Com um custo de produção estimado em US$ 25 milhões, o filme “É Assim Que Acaba” já é considerado um sucesso comercial.

O impacto do TikTok, que já transformou a indústria da música e impulsiona a literária, agora começa a se fazer sentir no mercado cinematográfico.

Plataformas como o BookTok estão se tornando uma força poderosa na promoção de filmes, especialmente aqueles baseados em livros populares, mostrando que a forma como as histórias chegam ao público está mudando rapidamente.

 

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile