O Threads, plataforma de microblogging da Meta, iniciou os testes de uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários criar feeds personalizados para acompanhar seus interesses específicos, como times de futebol, moda ou até mesmo notícias de tecnologia.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou a novidade na última sexta-feira (15), destacando que a ferramenta tem como objetivo facilitar a navegação por tópicos de interesse e promover uma experiência mais personalizada dentro da plataforma.
O funcionamento do recurso é simples e intuitivo. Para criar um feed personalizado, o usuário só precisa pesquisar e tocar no tópico desejado, como, por exemplo, “futebol” ou “moda masculina”.
Em seguida, ao tocar no ícone de três pontos ao lado do termo de pesquisa, a opção “criar novo feed” aparece, permitindo ao usuário selecionar o que deseja acompanhar.
Além dos tópicos, o usuário também pode adicionar perfis específicos aos feeds personalizados, facilitando a organização do conteúdo que deseja visualizar.
Os feeds, então, aparecem na barra de menu principal, junto às guias tradicionais “Para você” e “Seguindo”.
Threads oferece versão mais simples que a da Bluesky
Embora o conceito de feeds personalizados não seja inédito e tenha sido lançado pela Bluesky no ano passado, a versão do Threads se apresenta como uma alternativa mais simples.
A Bluesky exige um conhecimento técnico maior para configurar os feeds, enquanto a Meta oferece uma interface mais acessível para qualquer usuário.
A combinação de postagens dos perfis adicionados e os resultados da pesquisa para o tópico selecionado será exibida em ordem cronológica reversa.
O recurso ainda está em fase de testes e disponível para um número reduzido de usuários globalmente.
No entanto, o porta-voz do Threads, Alec Booker, afirmou que a plataforma espera expandir a disponibilidade do recurso em breve.
O crescimento do Threads e da Bluesky tem sido impulsionado pela busca de alternativas ao X, a antiga Twitter.
Com a popularidade crescente, o Threads registrou um aumento de 15 milhões de usuários em apenas um mês, enquanto a Bluesky ultrapassou a marca de 19 milhões de usuários recentemente.