Depois de dominar o cenário das mídias sociais, o TikTok está se preparando para competir diretamente com o Google no campo das buscas.
A empresa revelou que está testando uma nova funcionalidade que permite aos usuários tirar ou fazer upload de fotos para encontrar produtos semelhantes na TikTok Shop.
O recurso já está disponível para todos os usuários nos Estados Unidos e no Sudeste Asiático, podendo ser acessado por um ícone de câmera na barra de pesquisa da TikTok Shop.
Um exemplo de uso da nova funcionalidade é que o usuário pode acessá-la durante um jantar, por exemplo, tirar uma foto do prato e encontrar itens semelhantes disponíveis para compra na TikTok Shop.
Da mesma forma, o usuário pode encontrar uma roupa enquanto faz compras online, salvar a imagem e carregá-la no aplicativo para encontrar opções mais baratas.
Embora a pesquisa por itens específicos já fosse possível na plataforma, a nova capacidade de usar imagens para buscar produtos representa um avanço significativo.
Esse tipo de tecnologia de pesquisa visual é algo que o Google oferece há anos com o Google Lens, e que também está presente em outras plataformas como a Amazon.
- Leia também: Saiba quais modelos de iPhone vão receber o iOS 18
TikTok Shop quer segurar o usuário mais tempo no App e gerar mais receita
O novo recurso de pesquisa por imagem não só posiciona o TikTok contra gigantes como Google e Amazon, mas também visa competir com outras empresas que oferecem ferramentas similares, como Klarna e startups como Cherry.
O TikTok já conseguiu reduzir o domínio do Google nas buscas, com executivos da gigante da tecnologia admitindo em 2022 que a rede social e o Instagram estavam roubando usuários de seu principal produto de busca.
Com esta nova funcionalidade, a plataforma não apenas visa atrair pessoas para seu aplicativo quando procuram novos produtos, mas também incentiva a realização de compras diretamente pela TikTok Shop.
Recentemente, a empresa anunciou que a TikTok Shop conta com mais de 15 milhões de vendedores em todo o mundo, incluindo mais de 500.000 nos EUA.
A rede social investiu mais de US$ 400 milhões em segurança da plataforma e formou uma equipe de mais de 7.500 pessoas na TikTok Shop.
Esses esforços são uma estratégia para manter os usuários em seu aplicativo, desenvolvendo e expandindo as capacidades da TikTok Shop.
Apesar dos avanços, o TikTok enfrenta desafios significativos, incluindo uma possível proibição nos EUA. Em abril, o presidente Biden assinou um projeto de lei que pode banir a Rede Social se sua controladora chinesa, ByteDance, não vender a empresa dentro de um ano.