- Footnotes estreia como sistema de moderação colaborativa no TikTok.
- Apenas usuários com bom histórico poderão contribuir com notas.
- Recurso será testado nos EUA antes de possível expansão global.
O TikTok anunciou o lançamento do Footnotes, um sistema de moderação colaborativa inspirado nas notas da comunidade do X (antigo Twitter). O recurso permite que usuários adicionem informações contextuais a vídeos curtos. O objetivo é melhorar a compreensão do conteúdo e combater a disseminação de desinformação na plataforma.
De acordo com o TikTok, “colaboradores poderão adicionar notas de rodapé aos vídeos e avaliar os deixados por outros”, ajudando a esclarecer dúvidas e corrigir possíveis distorções. A funcionalidade estará disponível, a princípio, apenas nos Estados Unidos e apenas para usuários com mais de 18 anos. Também é necessário estar na plataforma há pelo menos seis meses e não ter violado as diretrizes da comunidade no mesmo período.
TikTok segue tendência já adotada em outras redes
O TikTok afirma que o sistema usa um algoritmo de pontes, inspirado em modelos de código aberto usados por outras redes sociais. Além disso, diz que o mecanismo incentiva a colaboração entre pessoas com pontos de vista diferentes, avaliando notas de rodapé com base na utilidade percebida pelos demais colaboradores e pela comunidade em geral.
Apenas notas que atingirem um determinado nível de aprovação aparecerão publicamente nos vídeos. Outras plataformas já utilizam esse modelo, como o X, por exemplo, com o projeto Birdwatch. Além disso, redes como YouTube, Facebook, Instagram e Threads o adotaram nos últimos meses
O TikTok testará o Footnotes com vídeos curtos e começará a liberar gradualmente o acesso aos colaboradores nos próximos meses. A empresa também planeja tornar o sistema mais inteligente e preciso ao longo do tempo, conforme os usuários escrevem e avaliam mais notas sobre diferentes temas.
Embora a plataforma tenha demitido parte da equipe de segurança e confiança em fevereiro, a empresa destaca que o novo recurso aumenta o conjunto existente de medidas e recursos de integridade da plataforma.
A novidade sinaliza um movimento estratégico do TikTok para enfrentar críticas sobre a falta de controle de conteúdo e reconquistar a confiança do público e de órgãos reguladores. A moderação colaborativa, embora imperfeita, representa uma alternativa inicial.