Trump cogita nova extensão para venda do TikTok nos EUA

  • Trump sugere nova extensão para venda do TikTok.
  • ByteDance segue sob pressão para vender operações nos EUA.
  • Congresso exige propriedade americana para manter app ativo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode conceder uma nova extensão para que o TikTok conclua sua venda a investidores norte-americanos, caso o prazo atual de 19 de junho expire sem acordo.

A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, e foi divulgada pelo site Axios nesse domingo (4).

O app chegou a ser vetado nos EUA e Trump já adiou a proibição do aplicativo por duas vezes. Na entrevista, ele reconheceu que “gosta” do TikTok:

Talvez eu não devesse dizer isso, mas tenho um carinho especial pelo TikTok.

A fala surpreende, já que o ex-presidente foi o primeiro a levantar preocupações de segurança nacional envolvendo a plataforma controlada pela chinesa ByteDance. Mas isso foi no seu primeiro mandato, antes da ferramenta se tornar importante para o seu próprio engajamento político.

A pressão aumentou, quando o Congresso aprovou uma lei que obriga a venda do TikTok para evitar a retirada do app do mercado norte-americano. A medida visa afastar possíveis riscos relacionados ao uso de dados de usuários por entidades ligadas ao governo chinês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TikTok ainda enfrenta impasse com governo dos EUA

As lojas de aplicativos removeram brevemente o TikTok em janeiro, quando a lei entrou em vigor. Porém, Trump adiou a decisão por 90 dias, sugerindo o desejo de uma solução negociada, possivelmente uma joint venture com controle americano.

Em abril, o prazo ganhou mais 75 dias. Trump justificou a decisão ao citar que “o governo chinês não estava muito feliz com nossas Tarifas Recíprocas”, deixando claro que o impasse se conecta com as tensões comerciais entre EUA e China.

A nova possível extensão demonstra que, apesar da pressão política, o futuro do TikTok nos EUA segue indefinido. Enquanto isso, a ByteDance continua em busca de investidores locais que atendam aos critérios exigidos pela legislação norte-americana.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile