Videochamadas no WhatsApp recebem suporte para 32 pessoas e mais recursos

Por Luciano Rodrigues
Videochamadas no WhatsApp recebe suporte para 32 pessoas e mais recursos - Imagem: Dall-E

O WhatsApp atualizou a experiência de videochamada em todos os dispositivos nessa quinta-feira (13), introduzindo o compartilhamento de tela com suporte de áudio e um novo recurso de destaque do alto-falante. Além disso, o aplicativo está aumentando o limite de participantes de videochamadas para até 32 pessoas.

Em agosto do ano passado, o WhatsApp já havia introduzido suporte para compartilhamento de tela em videochamadas e agora aprimorou essa experiência, permitindo o compartilhamento de áudio junto com a tela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso possibilitará que os usuários assistam a vídeos com seus contatos durante uma chamada do WhatsApp, oferecendo uma experiência mais interativa e integrada.

Limite expandido para videochamadas

Outra atualização significativa no WhatsApp é o limite expandido de participantes em videochamadas. Agora, os usuários podem ter até 32 pessoas em uma única videochamada entre dispositivos.

Antes desta atualização, o limite era de 32 participantes apenas em dispositivos móveis, enquanto os usuários de Windows e macOS podiam adicionar até 16 e 8 participantes, respectivamente.

Esse suporte expandido para videochamadas alinha o WhatsApp com o FaceTime da Apple, que também permite até 32 participantes. No entanto, o Google Meet e o Zoom ainda lideram com a capacidade de adicionar até 100 pessoas, mesmo nos níveis básicos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além dessas melhorias, o WhatsApp introduziu um recurso de destaque do orador. Esse recurso destaca automaticamente o participante que está falando em uma videochamada, fazendo-o aparecer primeiro na tela.

Essa atualização visa tornar as videochamadas mais organizadas e fáceis de seguir, especialmente em reuniões com muitos participantes.

Para melhorar ainda mais a experiência de chamadas, o WhatsApp, sob a direção da Meta, introduziu o codec Meta Low Bitrate (MLow), um codec projetado para melhorar a confiabilidade das chamadas, mesmo em condições de conectividade de rede ruim ou em dispositivos mais antigos.

O MLow é uma atualização significativa em relação ao codec de código aberto Opus, oferecendo o dobro da qualidade de áudio, mantendo uma complexidade computacional 10% menor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O codec já está disponível nas chamadas do Instagram e do Messenger e agora está sendo implementado no WhatsApp.

De acordo com uma postagem no blog do WhatsApp, todas essas atualizações serão lançadas para todos os usuários qualificados nas próximas semanas.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile