- Controle total sobre downloads no WhatsApp chega em breve.
- Nova função do WhatsApp reforça privacidade nas conversas.
- WhatsApp testa bloqueio automático de mídia compartilhada.
Se tem uma coisa que os desenvolvedores do WhatsApp gostam de fazer é experimentar novidades. Agora, a equipe testa um recurso que promete mais privacidade nas conversas.
A nova funcionalidade dá ao remetente o controle sobre o que pode ou não ser baixado automaticamente. Imagens e vídeos não são mais salvos direto na galeria do destinatário.
Controle total sobre o que o outro pode baixar
Quem usa o WhatsApp com frequência já está acostumado com o download automático de fotos e vídeos. O aplicativo permite configurar isso, mas o controle sempre esteve nas mãos de quem recebe o conteúdo. A novidade muda esse jogo.
Esse bloqueio de mídia se estende também à exportação das conversas. O usuário que ativa a configuração impede que o outro salve o histórico completo do chat.
Função aparece em testes para Android e iOS
A função aparece dentro de um novo menu chamado “Advanced chat privacy” ou “Privacidade avançada de bate-papo”, em tradução livre. O WABetaInfo encontrou o recurso na versão beta do WhatsApp para Android, número 2.25.10.14.
Poucos dias depois, a mesma função apareceu na versão beta para iPhone (25.10.10.70), o que reforça a possibilidade de lançamento oficial. Os testes em múltiplas plataformas costumam indicar que a equipe está mais próxima de liberar a novidade para o público.
Ainda existem dúvidas sobre o funcionamento completo. Porém, o WhatsApp ainda não esclareceu se o outro usuário poderá baixar os arquivos manualmente ou fazer capturas de tela.
Apesar disso, a ideia agrada usuários que desejam mais controle sobre o que compartilham. O bloqueio do download automático pode evitar situações desconfortáveis, principalmente em grupos ou conversas com pouco contato.
A Meta, dona do WhatsApp, vem apostando forte em recursos de privacidade. Outro experimento recente envolve lembretes enviados por inteligência artificial via chat.
Porém, nem todo recurso testado chega à versão final do aplicativo. Mas, neste caso, o avanço nos testes aponta para uma possível estreia no segundo semestre de 2025. Se a empresa mantiver o ritmo, a nova função pode aparecer em breve para todos os usuários.