a
- Editor de Shorts agora tem visualização em linha do tempo.
- Adesivos com IA e música sincronizada chegam em breve.
- Atualização tenta atrair usuários em meio à crise do TikTok.
O YouTube anunciou uma série de novidades para o Shorts, sua plataforma de vídeos curtos, que visam facilitar o processo de criação de conteúdo e atrair novos criadores. Além disso, também acirra a concorrência com o TikTok, que domina o mercado.
A atualização inclui cinco novas ferramentas que serão lançadas gradualmente ainda nesta primavera (outono no Brasil), oferecendo mais controle e criatividade na edição de vídeos curtos.
A principal novidade é o novo editor de vídeo com visualização em linha do tempo, algo já comum em rivais como TikTok e Reels. A partir de agora, os usuários poderão cortar, reorganizar, aplicar zoom, adicionar texto e sincronizar músicas diretamente no app. A interface permite que o criador visualize o conteúdo em tempo real, bastando deslizar a tela para cima para acessar o recurso.
Outro destaque da atualização é a sincronização automática de vídeos com o ritmo das músicas escolhidas, recurso que elimina a necessidade de alinhar manualmente os cortes com batidas musicais. Além disso, o YouTube também adicionará filtros visuais e sobreposições aos modelos prontos do Shorts, facilitando a produção de vídeos que seguem tendências virais.
Momento estratégico pode fazer Shorts ‘herdar’ usuários do TikTok
A plataforma planeja lançar em breve a opção de inserir adesivos personalizados, tanto a partir da galeria do usuário quanto gerados por inteligência artificial com base em texto. Dessa forma, o criador descreverá o adesivo desejado, e a IA transformará o comando em uma imagem estilizada para incluir no vídeo.
Essas mudanças seguem outras iniciativas recentes, como vídeos com três minutos de duração, narrações com voz sintética e a contagem de visualizações a partir do primeiro segundo de exibição. O YouTube afirma que estas são apenas as primeiras de muitas melhorias que virão para tornar o Shorts mais intuitivo e poderoso.
O anúncio chega em um momento estratégico. O TikTok, principal concorrente no segmento, enfrenta nos EUA o risco de banimento caso não encontre um comprador até este sábado (5). Assim, casso isso realmente ocorra, o Shorts pode se consolidar como alternativa para criadores em busca de novas plataformas.