A Amazon está lançando o Amazon Autos, sua mais recente expansão no setor de comércio eletrônico, que possibilita, pela primeira vez, que os consumidores possam comprar um carro diretamente na plataforma da gigante do e-commerce.
O Amazon Autos permite que clientes encontrem, encomende e comprem carros novos de revendedores parceiros, começando com a Hyundai, em 48 cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Los Angeles e Chicago.
A empresa promete expandir para mais cidades e incluir novos fabricantes de veículos até 2025.
O Amazon Autos oferece uma experiência totalmente integrada ao ecossistema de e-commerce da empresa.
Os compradores podem pesquisar carros de acordo com modelo, cor, acabamento e características, além de garantir financiamento e assinar a documentação de forma digital.
Após a finalização do pagamento, é possível agendar a retirada do veículo na concessionária local.
Essa é mais uma aposta da Amazon para expandir seus mercados.
Autos oferece uma nova maneira de comprar carros
Diferente de outras plataformas como AutoTrader ou Carvana, que comercializam principalmente veículos usados, o Amazon Autos será exclusivo para a venda de carros novos.
A empresa também já sinalizou que planeja adicionar opções de leasing e financiamento em 2025, expandindo ainda mais as opções para os consumidores.
A promessa da Amazon de preços transparentes sem negociações pode atrair clientes que buscam evitar o tradicional processo de barganha nas concessionárias.
O preço que aparece na página de pagamento inclui todos os impostos e taxas, o que simplifica a compra para os consumidores.
Além disso, a Amazon também aceitará trocas, processando a avaliação através de um serviço independente.
A empresa iniciou este novo projeto com a Hyundai, mas com a expectativa de expandir para outras marcas à medida que o serviço cresce.
Para atrair ainda mais consumidores, a Amazon está oferecendo um vale-presente de R$ 13.923,5o (US$ 2.300) para compras feitas até 10 de janeiro de 2025, o que pode incentivar os compradores a experimentar o serviço.
A experiência, que já é simplificada em muitos outros aspectos do e-commerce, pode trazer mais conforto para aqueles que preferem evitar o ambiente das concessionárias.
Nos EUA, quarenta e oito estados possuem leis que restringem ou proíbem os fabricantes de vender veículos diretamente aos consumidores, algo que começou a mudar recentemente com o crescimento da Tesla.
A empresa não possui concessionárias independentes, e associações de revendedores em vários estados têm processado a Tesla para barrar a venda direta de carros pela empresa.
O acordo da Amazon com a Hyundai contorna essa questão ao garantir que as concessionárias permaneçam como parte essencial do processo.
Embora muitas concessionárias já permitam que os clientes naveguem e comprem carros em seus próprios sites, a inclusão da Amazon como plataforma adicional, com sua enorme base de clientes diários, facilita ainda mais a compra e amplia a conveniência para os consumidores.