A BMW da América do Norte anunciou um acordo com a Redwood Materials para reciclar baterias de íons de lítio de seus veículos eletrificados. A montadora alemã informou que orientará seus revendedores a encaminhar as baterias antigas de todos os seus modelos eletrificados para a Redwood, incluindo veículos elétricos a bateria, híbridos, híbridos leves e híbridos plug-in das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce.
A Redwood Materials, empresa fundada por JB Straubel, ex-diretor de tecnologia da Tesla, será responsável por reciclar as baterias em fim de vida útil.
A reciclagem ocorrerá nas duas instalações da empresa: uma em Reno, Nevada, e outra em Charleston, Carolina do Sul, esta última ainda em construção.
A localização das instalações de reciclagem da Redwood é estrategicamente próxima das fábricas da BMW em Spartanburg e Woodruff, além de uma planta da AESC, fabricante de células de bateria, localizada em Florence, Carolina do Sul.
Sustentabilidade e a reciclagem de materiais
A Redwood Materials tem se destacado como uma das principais empresas de reciclagem de baterias de íons de lítio, reciclando materiais essenciais, como cátodo e ânodo, que são fundamentais para a produção de novas baterias.
Após o processo de reciclagem, cerca de 95 a 98 por cento dos materiais são recuperados e reintegrados à cadeia de suprimentos, tornando o ciclo de produção de baterias mais sustentável.
Com o aumento do número de veículos elétricos no mercado, incluindo modelos da BMW, como o i7, o i4 e o SUV iX, a demanda por reciclagem de baterias também cresce.
Até 2030, a BMW espera ter pelo menos seis modelos totalmente elétricos em produção nos Estados Unidos, reforçando a necessidade de reciclagem e reaproveitamento de materiais críticos para a produção de baterias.
A Redwood Materials não está focada apenas nos veículos da BMW e já trabalha com grandes fabricantes como Tesla, Ford, General Motors, Toyota e Nissan, reciclando baterias e outros materiais elétricos. Além disso, a empresa também atua na reciclagem de baterias estacionárias, como as usadas em subestações de armazenamento de energia no Havaí.
À medida que os primeiros veículos elétricos, como o Nissan Leaf, Tesla Model S e BMW i3, chegam ao fim de sua vida útil, a reciclagem das baterias desses carros se torna essencial para reduzir o impacto ambiental e garantir o reaproveitamento de materiais como níquel, cobalto e cobre.
A parceria entre a BMW e a Redwood Materials é mais um passo em direção a um futuro mais sustentável na indústria automotiva.