A expectativa para a chegada dos carros voadores no Brasil ganhou um novo impulso com a declaração de Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, uma empresa derivada da Embraer. Em entrevista à Rádio CBN, Bordais afirmou que os veículos produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo, poderão iniciar seus voos ainda em 2024.
Os carros voadores, conhecidos tecnicamente como eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), estão em fase avançada de desenvolvimento. Segundo Bordais, “o desenvolvimento dos carros voadores está indo bem”, com um protótipo já em Gavião Peixoto pronto para os testes. Ele destacou que a equipe está otimista para começar os voos de teste em breve.
“Nós temos agora um protótipo em Gavião Peixoto para ser desenvolvido. Até o fim do ano, vamos começar os testes e, quem sabe, talvez até voar”, declarou o CEO da Eve Air Mobility.
A previsão é que os principais compradores dos carros voadores sejam operadores de aviões, companhias aéreas e operadoras de helicópteros, que poderão integrar essa nova tecnologia às suas frotas existentes.
Carros voadores
No entanto, Bordais esclareceu que esses veículos não estarão disponíveis para compra em concessionárias como um carro comum. “Não é bem um carro que você vai comprar e colocar na garagem para voar. Infelizmente, ainda não”, explicou.
Os eVTOLs terão várias aplicações práticas, incluindo voos entre aeroportos internacionais e centros de cidade congestionados, operações de carga e missões especiais, como transportar equipes médicas para locais de acidentes. Em abril deste ano, a Eve Air Mobility assinou uma carta de intenção de compra com a AirX para até 50 eVTOLs, apoiando o desenvolvimento de operações de transporte inovadoras no Japão.
O desenvolvimento dos carros voadores pela Eve Air Mobility representa um passo significativo para a mobilidade aérea urbana. A expectativa de que esses veículos estejam operacionais em 2024 marca um avanço tecnológico importante e coloca o Brasil na vanguarda da inovação no setor de transporte aéreo.
- Leia também: Acer expande linhas gamer e Eco-friendly no Brasil