A fabricante de veículos chinesa BYD anunciou o recall de 87.762 carros elétricos devido a um possível risco de incêndio, segundo informações divulgadas pela Administração Estatal de Regulação de Mercado da China, conforme informações da Reuters.
O recall inclui os modelos BYD Dolphin e BYD Yuan Plus, conhecido como BYD Atto 3 no mercado europeu e que atualmente são vendidos também no Brasil. O recall, no entanto, é apenas para veículos fabricados na China.
Os veículos afetados foram fabricados entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, abrangendo modelos que circulam tanto na China quanto que foram exportados para a Europa.
A decisão foi tomada após a descoberta de um problema relacionado ao controlador do sistema de direção assistida elétrica.
De acordo com o comunicado, microfissuras podem se formar no condensador do controlador, o que, em casos mais graves, pode resultar em um curto-circuito, elevando o risco de incêndio.
Para resolver o problema, a BYD anunciou fará a instalação de juntas de isolamento nos veículos afetados, visando eliminar o risco de curto-circuito e garantir a segurança dos usuários.
A empresa está trabalhando em colaboração com concessionários autorizados para implementar as correções necessárias, sem custos adicionais para os proprietários.
O comunicado também destacou que o risco de incêndio está relacionado exclusivamente ao sistema de direção assistida elétrica e não ao sistema de propulsão dos veículos ou às baterias, principais componentes dos carros elétricos.
A falha identificada no sistema de direção assistida elétrica é uma tecnologia amplamente utilizada em veículos de diferentes motorizações, incluindo carros com motores à combustão, e não está ligada diretamente à natureza elétrica dos modelos BYD.
Apesar de raro, não é o primeiro recall da BYD
Os modelos Dolphin e Yuan Plus lideraram as vendas da BYD em 2023, representando 26% dos três milhões de veículos comercializados no ano, conforme dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Embora não seja comum ainda que a montadora realize este tipo de ação, em 2022 a BYD realizou um recall de um pequeno lote do modelo Tang híbrido plug-in devido a um defeito na bateria que apresentava risco de incêndio.