BYD lança bateria com íons de sódio de 2,3 MWh que vai revolucionar setor de carros elétricos

Por Cássio Gusson
Imagem: Dall-e

A BYD apresentou um avanço significativo na tecnologia de baterias ao lançar o MC Cube-SIB ESS, a primeira bateria de íons de sódio de alto desempenho do mundo para armazenamento de energia em rede. A novidade promete transformar o setor de carros elétricos e armazenamento de energia, oferecendo soluções mais acessíveis, seguras e eficientes.

A capacidade da bateria chega a impressionantes 2,3 MWh, com uma faixa de tensão de 800V a 1400V. Construída com o sistema Blade, tecnologia exclusiva da BYD, essa inovação se destaca por seu desempenho superior e maior densidade de energia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Kai Wang, executivo da BYD, o produto atende a todos os requisitos necessários para sistemas de armazenamento em nível de rede, incluindo um ciclo de vida longo e alta eficiência.

Imagem: Divulgação – BYD

Nova bateria da BYD

A nova bateria da BYD traz uma alternativa robusta às populares baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), como as usadas no Megapack da Tesla. Apesar de a Tesla oferecer maior capacidade, com 3,9 MWh, o MC Cube se sobressai pelo uso do íon de sódio, uma tecnologia mais acessível devido à abundância da matéria-prima.

Essa característica reduz os custos de produção e garante uma vida útil mais longa, além de apresentar maior segurança contra acidentes, como fugas térmicas.

Outro ponto forte da bateria da BYD é sua taxa de descarga mais alta mesmo em temperaturas frias. Em locais onde o frio extremo desafia o desempenho das baterias tradicionais, o MC Cube mantém a eficiência. Além disso, o custo de eletricidade associado ao uso dessa tecnologia pode cair para menos de US$ 0,03/kWh, superando soluções concorrentes, como as da HiNa Battery.

Apesar da recente queda nos preços do lítio, a BYD não recuou em sua aposta no íon de sódio. A empresa está finalizando a construção da maior fábrica de baterias de íons de sódio do mundo, com capacidade de 30 GWh. Quando entrar em operação, essa instalação consolidará a liderança da BYD no mercado global de armazenamento e mobilidade elétrica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile