Ford revisa plano eletrificação e revela picape elétrica de baixo custo para 2027

Por Luciano Rodrigues
Ford revisa plano eletrificação e revela picape elétrica de baixo custo para 2027 - Imagem: Dall-E

A Ford anunciou nessa quarta-feira (21) que o primeiro veículo a ser construído em sua nova plataforma elétrica de baixo custo será uma picape de médio porte, com lançamento previsto para 2027.

Essa revelação faz parte de uma revisão mais ampla dos planos de eletrificação da montadora, que inclui a decisão de abandonar o desenvolvimento de um SUV de três fileiras totalmente elétrico em favor de versões híbridas, e o adiamento da próxima geração da picape F-150 Lightning, agora esperada para 2027.

As mudanças ocorrem em um momento em que várias grandes montadoras estão ajustando suas ambições em relação aos veículos totalmente elétricos (EVs).

A General Motors e a Honda, por exemplo, recentemente abandonaram um plano de co-desenvolver EVs acessíveis, enquanto a VW of America adotou uma “abordagem equilibrada” entre híbridos e EVs. A Ford, por sua vez, está reavaliando o mercado e priorizando tecnologias híbridas no curto prazo.

A decisão da Ford de lançar uma picape elétrica de médio porte em uma plataforma de baixo custo é um movimento estratégico para se diferenciar da Tesla, que está focada no desenvolvimento de tecnologias como o “robotaxi” de Elon Musk e versões simplificadas de seus modelos existentes.

A nova picape da Ford promete atender aos consumidores que buscam mais valor pelo seu dinheiro, oferecendo maior alcance, utilidade e usabilidade.

Planos da Ford para eletrificação chegam a quase US$ 2 bilhões

A Ford estima que as mudanças em seus planos de eletrificação podem custar até US$ 1,9 bilhão, mas a empresa está confiante de que a nova abordagem trará benefícios a longo prazo.

A montadora também espera que a adoção de motores híbridos em seus SUVs de três fileiras ofereça uma combinação de eficiência energética e desempenho superior em comparação aos veículos movidos a gasolina pura.

A equipe “skunkworks”, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de baixo custo da Ford, foi formada em 2022 e é liderada pelo ex-executivo da Tesla, Alan Clarke.

A equipe recebeu um reforço significativo de talentos em 2023, com a aquisição da startup de carregamento de veículos elétricos Auto Motive Power e a contratação de engenheiros de empresas como Rivian, Tesla e Apple.

A “plataforma de baixo custo” da Ford refere-se a uma nova arquitetura de veículo que está sendo desenvolvida pela montadora para criar carros elétricos mais acessíveis.

É projetada para reduzir os custos de produção e, consequentemente, o preço final dos veículos elétricos (EVs) para os consumidores, tornando-os mais competitivos em relação aos carros tradicionais movidos a combustíveis fósseis e outros EVs no mercado.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile