Incrível! Carro voador sem piloto chega no Rio de Janeiro para testes

Por Cássio Gusson
Carro voador sem piloto chega no Rio de Janeiro para testes. Foto: Dall-e

A empresa chinesa EHang está prestes a revolucionar o transporte no Brasil com seu inovador “carro voador” sem piloto. A companhia busca a liberação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar o veículo aéreo no Rio de Janeiro. Este avanço faz parte do programa Sandbox.Rio, que permite a empresas testarem produtos, processos e serviços inovadores na capital fluminense.

O veículo, denominado EH216-S, é um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) que promete transformar o futuro da mobilidade urbana. Com capacidade para transportar dois passageiros sem a necessidade de um piloto, o EH216-S pode realizar voos de até 30 quilômetros com uma única carga de bateria.

A empresa EHang demonstrará o voo autônomo do veículo, inicialmente sem passageiros, como parte dos testes regulamentares necessários.

Além do veículo aéreo com piloto automático, o segundo ciclo do Sandbox.Rio selecionou outros cinco projetos inovadores. Entre eles, serviços de carro compartilhado, uma estação pública de carregamento de bicicletas elétricas, um modelo de fazenda vertical dentro de containers, um projeto de delivery para favelas e uma empresa de patinetes elétricas, operada pela Whoosh, que iniciou suas atividades na cidade no último sábado (22/6).

Carro voador

O EH216-S mede pouco mais de 1,90 metros de altura e pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. Segundo a fabricante, a experiência do usuário, tanto para passageiros quanto para carga, será demonstrada ao longo do processo de testes. A EHang é pioneira na obtenção de certificados de aeronavegabilidade para eVTOL, emitidos pela Administração de Aviação Civil da China. Em outubro, o modelo recebeu a “certificação tipo” na China, autorizando sua operação comercial.

No Brasil, a Anac também avalia pedidos de certificação para os eVTOLs que serão utilizados pelas companhias aéreas Gol e Azul. Essas certificações, já obtidas nos países de origem, estão em análise para validação nacional. A EHang, no entanto, está nas fases mais avançadas de desenvolvimento, destacando-se como líder neste segmento emergente.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile