Lotus apresenta Theory 1, novo conceito para seus carros elétricos esportivos de desempenho inteligente

Por Luciano Rodrigues
Lotus apresenta Theory 1, novo conceito para seus carros elétricos esportivos de desempenho inteligente - Imagem: Dall-E

A Lotus revelou seu mais recente conceito de carro esportivo elétrico, o Theory 1, que, segundo a fabricante, representa o futuro dos veículos de desempenho inteligente.

O modelo foi criado para mostrar os novos princípios de design da marca, conhecidos como DNA (Digital, Natural e Analógico), que serão a base dos veículos de alto desempenho da Lotus na era moderna.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Theory 1 – Imagem: Lotus

Design e tecnologia de ponta da Lotus

O Theory 1 traz uma série de inovações que vão além de sua estética futurista. Um dos principais destaques do conceito é o interior batizado de “Lotuswear”, que promete uma experiência de condução imersiva e personalizada.

Os materiais utilizados no interior são têxteis robóticos leves desenvolvidos pela MotorSkins, que possuem pods infláveis capazes de ajustar automaticamente os assentos e o volante conforme a necessidade do motorista durante a condução.

Além disso, o sistema também utiliza luzes e feedback tátil para comunicar, por exemplo, quando o condutor deve fazer uma curva.

Com quase 1.000 cavalos de potência, o Theory 1 oferece um desempenho impressionante, atingindo uma velocidade máxima de 320 km/h (cerca de 200 mph), com índice de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos.

O veículo também é equipado com uma série de tecnologias avançadas, como uma tela OLED, sons artificiais de velocidade, cancelamento de ruído interno e um sistema de áudio imersivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do desempenho, o conceito Theory 1 é capaz de oferecer condução autônoma de Nível 4, graças à presença de quatro sensores de lidar, seis câmeras de alta definição e uma plataforma de processamento Nvidia Drive.

O carro também conta com o sistema steer-by-wire e tem uma autonomia elétrica de aproximadamente 400 km (ciclo WLTP).

Apesar de não estar previsto para produção, o Theory 1 serve como um “laboratório” para pesquisa e desenvolvimento da Lotus.

Sob o comando de sua controladora Geely, a fabricante britânica está se reinventando para a era dos veículos elétricos, com outros modelos, como o Emeya, já em desenvolvimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O conceito Theory 1 reforça o compromisso da Lotus com carros esportivos leves e de alta performance, mas agora totalmente elétricos.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile