Noruega se torna o primeiro país do mundo com mais carros elétricos do que movidos a gasolina

Por Luciano Rodrigues
Noruega se torna o primeiro país do mundo com mais carros elétricos do que movidos a gasolina - Imagem: Dall-E

A Noruega fez história ao se tornar o primeiro país do mundo a ter mais veículos elétricos (VEs) do que carros movidos a gasolina.

Esse marco foi atingido no mês de agosto, quando os registros de veículos totalmente elétricos no país chegaram a 94,3% do total de novos carros vendidos, impulsionados principalmente pelas vendas do Tesla Model Y, conforme informações do Neofeed.

A conquista destaca o compromisso do país com a eletrificação de sua frota, embora ainda haja desafios à frente.

De acordo com a Federação Rodoviária Norueguesa (OFV), o país agora possui 754.303 veículos totalmente elétricos registrados, superando ligeiramente os 753.905 carros movidos a gasolina.

Embora essa vitória simbolize um avanço significativo, a Noruega ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de eletrificação completa de sua frota.

Carros a diesel, por exemplo, ainda representam a maior fatia em circulação, com quase um milhão de unidades registradas no país.

Apesar disso, o diretor da OFV, Oyvind Solberg Thorsen, celebrou o feito como um marco histórico:

A eletrificação dos carros está progredindo rapidamente, e a Noruega está dando grandes passos para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota dominada por carros elétricos.

No entanto, para que os veículos elétricos também ultrapassem os a diesel, estima-se que serão necessários mais dois anos, já que o ritmo de substituição ainda é lento.

Noruega oferece incentivos fiscais e vai na contramão de outros países

Grande parte do sucesso na adoção dos VEs na Noruega se deve aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo, que tornam os veículos elétricos mais acessíveis, equiparando seus preços aos de modelos a gasolina e diesel.

Esses benefícios são parte da estratégia do país para cumprir seus compromissos climáticos e reduzir a emissão de gases poluentes no transporte rodoviário.

O registro de carros elétricos e híbridos como maioria na Noruega contrasta com outros países europeus.

Na Alemanha, por exemplo, a participação dos veículos elétricos a bateria (BEVs) foi de apenas 12,7% nos primeiros oito meses de 2024. Além disso, em muitos países do continente, as vendas de carros elétricos começaram a cair, representando apenas 12,5% dos novos registros.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile