- Londres proíbe e-bikes não dobráveis no transporte público.
- Apenas e-bikes dobráveis continuarão liberadas na rede.
- Decisão visa segurança após série de incêndios em estações.
A Transport for London (TfL) anunciou a proibição de levar e-bikes (bicicletas elétricas) não dobráveis na maior parte da rede de transporte público de Londres. A decisão, que entra em vigor no dia 31 de março, visa reduzir o risco de incêndios ligados a bicicletas convertidas com kits de modificação caseiros.
A nova regra afeta os serviços do London Underground, Overground, Elizabeth Line e DLR. A exceção será para modelos dobráveis, que, segundo a Transport for London (TfL), apresentam menos risco por serem menos suscetíveis a modificações perigosas. A mudança representa um impulso para fabricantes como Brompton e Gocycle, que se especializam nesse tipo de bicicleta.
Incêndios de e-bikes motivaram endurecimento das regras
De acordo com a TfL, kits de conversão eletrônica aumentam significativamente o risco de incêndio. No entanto, a dificuldade em identificar quais e-bikes passaram por esse tipo de modificação levou o órgão a estender a proibição para todos os modelos não dobráveis. A medida se manterá até que o governo implemente regulações mais rígidas sobre kits, baterias e carregadores.
O anúncio ocorre após uma série de incidentes, incluindo um caso grave na estação Rayners Lane, onde uma e-bike pegou fogo na plataforma. Após o episódio, sindicatos como ASLEF, RMT e TSSA pressionaram por ações imediatas, inclusive ameaçando greve caso nenhuma providência fosse tomada. Desde 2021, a rede já proíbe e-scooters em toda a cidade.
O vice-comissário do Corpo de Bombeiros de Londres, Charlie Pugsley, disse, em um alerta:
Embora reconheçamos os benefícios sustentáveis que as e-bikes e a micromobilidade em geral trazem para nossa cidade, a realidade é que em Londres temos visto um incêndio de e-bike ou e-scooter a cada dois dias, em média, e temos uma preocupação particular sobre o risco representado por kits de conversão ou e-bikes modificadas. Quando esses incêndios ocorrem, eles podem ser repentinos, incrivelmente ferozes e produzir fumaça extremamente tóxica.
Mesmo antes da nova regra, bicicletas comuns e elétricas já enfrentavam restrições nos ônibus e bondes da capital britânica, além de limitações no metrô durante horários de pico. Assim, com a proibição em vigor, os passageiros só poderão levar e-bikes não dobráveis no Woolwich Ferry, em alguns ônibus fluviais e no novo Silvertown Tunnel Cycle Shuttle, que abrirá em 7 de abril