O Tesla Cybertruck, lançado em novembro de 2023, enfrenta seu quinto recall em menos de um ano de circulação. A última falha envolve o sistema de câmera de ré, que pode apresentar atraso na exibição da imagem por até dois segundos após a ativação da marcha ré. Em alguns casos, a tela pode ficar completamente em branco por até oito segundos, o que representa um risco de segurança significativo.
A Tesla informou que cerca de 27.185 veículos podem estar impactados, e a montadora já distribuiu uma atualização de software over-the-air (tecnologia que permite a atualização ou envio de dados para dispositivos eletrônicos de forma remota, sem a necessidade de uma conexão física, como um cabo) para corrigir o problema.
O relatório sobre o defeito foi apresentado à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA e marca mais um desafio para o modelo futurista da Tesla.
O Cybertruck, com seu design revestido em aço e aparência inspirada em ficção científica, tinha como objetivo redefinir o mercado de picapes, mas vem acumulando problemas técnicos desde seu lançamento.
Tesla enfrenta sequência de recalls no Cybertruck em 2024
Este não é o primeiro recall do Cybertruck em 2024. Em junho, a Tesla precisou recolher unidades para corrigir peças de acabamento que estavam soltas e problemas com os limpadores de para-brisa.
Antes disso, em abril, outro recall foi anunciado devido a um defeito no pedal do acelerador, que ficava pegajoso e poderia comprometer a condução. A recorrência de problemas técnicos levanta preocupações sobre a confiabilidade do modelo.
O Cybertruck foi o primeiro grande lançamento da Tesla desde o Model Y, apresentado há cinco anos.
O veículo chamou a atenção por seu design inovador e promessas de robustez e durabilidade, mas os recalls constantes podem abalar a confiança dos consumidores na segurança e desempenho do modelo.
A recorrência de recalls em um espaço de tempo tão curto pode resultar na queda de vendas dos veículos da empresa de Elon Musk, impactando fortemente no faturamento da empresa e no desenvolvimento dos demais projetos.
Nos EUA, o modelo mais barato sai por cerca de R$ 512 mil (US$ 93.990).