Além do Cybercab, o robotáxi da Tesla, Elon Musk revelou no evento We, Robot, nessa quinta-feira (10), o protótipo do Robovan da Tesla, novo veículo, totalmente elétrico e autônomo, que foi projetado para transportar até 20 pessoas por vez em áreas de alta densidade populacional.
Além de passageiros, o Robovan também terá a capacidade de transportar mercadorias, de acordo com as declarações de Musk no evento.
Musk apresentou o veículo no evento, mas não deu mais detalhes, como informações sobre o custo, cronograma de produção ou data de lançamento.
Até o momento, muitas perguntas permanecem sem resposta, e o protótipo apresentado pode não refletir exatamente como o produto final será.
O design do Robovan chamou atenção por seu visual retrô-futurista, com laterais metálicas prateadas, detalhes pretos e faixas de luz paralelas ao chão.
As portas deslizantes ficam localizadas no meio do veículo, e o interior é espaçoso, com assentos e área para os passageiros ficarem de pé.
Não há volante, já que o veículo será completamente autônomo.
Robovan se assemelha a outros robotáxis, mas é maior
A comparação com outros robotáxis, como os desenvolvidos pela Zoox, Cruise e WeRide, é inevitável.
No entanto, o Robovan da Tesla se destaca por ser significativamente maior do que seus concorrentes, oferecendo maior capacidade de transporte tanto para pessoas quanto para mercadorias.
Musk destacou que o Robovan é parte de uma visão maior da Tesla para “mudar a aparência das estradas”, repetindo uma frase já usada anteriormente.
Musk também não mencionou se a Tesla construirá novas instalações para fabricar o veículo ou adaptará as fábricas existentes.
No Tesla Investor Day de 2023, a montadora já havia falado sobre a novos veículos, incluindo um modelo menor, agora identificado como o Cybercab, e um modelo maior que provavelmente é o Robovan.
A meta ambiciosa da Tesla de produzir 20 milhões de veículos por ano até 2030 continua em vigor, mas para atingi-la, a empresa precisará aumentar sua produção em 15 vezes em relação aos números de 2022.
Embora sem confirmar quando o Robovan estará disponível no mercado, Musk mencionou que a produção do Cybercab pode começar entre 2026 e 2027.