- Frota de Highlanders inicia testes de mapeamento em LA.
- Robotaxis sem volante já circulam em outras três cidades.
- Meta é lançar serviço público em Las Vegas e São Francisco.
A Zoox, empresa de veículos autônomos da Amazon, começou a testar seus carros adaptados nas ruas de Los Angeles (EUA). A iniciativa marca a entrada da companhia em sua sexta cidade nos Estados Unidos, com foco em coletar dados cruciais de mapeamento antes de expandir os testes autônomos no verão americano, que começa no final de junho.
Para essa fase, a Zoox usa Toyota Highlanders dirigidos manualmente, mas equipados com o sistema de direção autônoma da empresa. Esses testes ainda contam com motoristas humanos ao volante. No entanto, o objetivo é claro: criar a base para o futuro lançamento de um serviço de robotaxi, previsto para Las Vegas e São Francisco ainda este ano.
A empresa já testa seus veículos autônomos, incluindo seus robotaxis construídos sob medida, que não possuem volante nem pedais, em cidades como Foster City, São Francisco e Las Vegas, por exemplo. Nessas localidades, os testes acontecem sem nenhum motorista humano, e alguns convidados, como funcionários e membros da imprensa, já puderam experimentar os trajetos.
Zoox aposta em testes cautelosos antes do serviço público
Mesmo com os avanços, a Zoox adota uma abordagem mais cautelosa do que suas concorrentes. Recentemente, a empresa realizou um recall voluntário em 258 veículos por conta de um bug que causava frenagens abruptas e inesperadas. A atualização de software buscou resolver o problema e reforçar a segurança da tecnologia.
Além de Los Angeles, a Zoox testa seus sistemas também em Austin, Miami e Seattle — sempre com Highlanders supervisionados por operadores de segurança. Esses testes fazem parte da estratégia gradual da empresa para validar seu software antes de liberar o uso comercial em larga escala.
Ao comparar com a Waymo, a Zoox ainda caminha atrás. Enquanto a Waymo já oferece robotaxis pagos e totalmente autônomos em cidades como Los Angeles, Phoenix e Austin, a Zoox ainda não lançou nenhum serviço comercial. No entanto, seu diferencial está na aposta em veículos 100% projetados para direção autônoma. A estratégia pode representar um salto tecnológico quando estiverem prontos para o público.
A Amazon adquiriu a Zoox em 2020, com um valor de mais de R$ 7 bilhões (US$ 1,2 bilhões).