Brasileiro é eleito pela ONU um dos 100 futuristas mais influentes do mundo

Por Cássio Gusson
Brasileiro é eleito pela ONU um dos 100 futuristas mais influentes do mundo. Foto: Dall-e

Paulo Rogério Nunes, um empreendedor serial de 43 anos, foi recentemente reconhecido pela Most Influential People of African Descent (MIPAD), uma organização parceira das Nações Unidas, como um dos 100 futuristas e inovadores de origem africana mais influentes do mundo.

Com uma trajetória que começou há mais de 20 anos, Paulo tem sido uma figura central na inovação e no empreendedorismo no Brasil. Paulo Rogério Nunes iniciou sua jornada empreendedora nos anos 2000, ao fundar uma lan house na comunidade onde cresceu em Salvador.

Desde então, ele esteve à frente de diversos empreendimentos inovadores. Entre suas iniciativas mais conhecidas está a Vale do Dendê, uma empresa de aceleração de startups que tem ganhado reconhecimento nacional.

Além disso, Paulo também ajudou a fundar a Mídia Étnica em 2005, uma empresa que buscou diversificar o mercado de comunicação na Bahia, formando gerações de profissionais de comunicação com foco na diversidade.

Brasileiro na ONU

A nomeação de Paulo Rogério na lista da MIPAD na categoria “Afrofuturismo e Criativos” celebra sua contribuição ao explorar a interseção da cultura africana, ficção científica e arte. Este reconhecimento não é apenas uma conquista pessoal, mas também destaca a importância da representação e inclusão de afrodescendentes nos debates sobre o futuro.

O afrofuturismo, conforme descrito por Paulo, é um movimento cultural, político e filosófico que coloca afrodescendentes no centro das discussões sobre o futuro. Ele acredita que é essencial preparar as pessoas negras para os avanços tecnológicos e os desafios éticos que estão por vir, como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas.

Paulo Rogério não apenas tem se destacado como um visionário, mas também tem impactado diretamente a vida de milhares de pessoas. Através da Vale do Dendê, ele já treinou cerca de duas mil empresas, oferecendo capacitação e recursos financeiros para startups, especialmente durante a pandemia.

Ele é também autor do livro “Oportunidades Invisíveis”, lançado em 2019, onde compartilha histórias de empreendedores que conheceu ao longo de sua trajetória. Paulo revelou que está trabalhando em um novo livro, ainda mais focado nas questões do futuro.

Sobre:
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile