IA ajuda a combater burnout entre médicos brasileiros

Por Luciano Rodrigues
IA ajuda a combater burnout entre médicos brasileiros - Imagem: Dall-E

A startup Sofya está utilizando inteligência artificial (IA) para mitigar o burnout, uma síndrome que afeta muitos brasileiros, entre eles, 66% dos médicos.

Por meio de uma plataforma de raciocínio clínico, a Sofya está otimizando o atendimento em hospitais e redes clínicas, ajudando a reduzir os casos de exaustão entre os profissionais da saúde.

Segundo a pesquisa Saúde Mental do Médico, conduzida pelo Research Center da Afya, dois em cada três médicos no país sofrem de burnout. Estudos apontam que a alta incidência dessa síndrome está relacionada à carga burocrática associada ao prontuário eletrônico.

A revista JAMA Network revelou que mais de 50% dos casos de burnout entre médicos estão diretamente ligados às tarefas administrativas exigidas por esses sistemas.

A Sofya está apresentando uma IA de raciocínio clínico plug and play para combater esse problema crônico.

Projetada para estruturar dados médicos, interpretar resultados de diversos testes diagnósticos e auxiliar em decisões clínicas complexas, a ferramenta está tornando os encargos administrativos mais eficientes. Com uma acurácia de 91%, a plataforma atua como um antídoto contra o estresse, aliviando a rotina exaustiva dos profissionais em hospitais como o Hospital de Amor.

Igor Couto, CEO e cofundador da Sofya, destaca que a plataforma possui um modelo de transcrição otimizado para compreender o vocabulário médico em português.

“Ela integra-se perfeitamente com terminologias e padrões médicos globais, garantindo que cada ponto de dados seja preciso, confiável e relevante a nível internacional. Isso aumenta a eficiência da análise de dados, capacitando os profissionais de saúde a tomar decisões mais inteligentes para obter resultados superiores aos pacientes.”

Futuro promissor contra o burnout

A expectativa é que, em breve, a plataforma seja implementada na maioria dos hospitais e clínicas do Brasil e possa expandir também para os EUA. Essa expansão reflete o sucesso da solução e o potencial transformador da IA na medicina.

Além desses benefícios, a Sofya pode se tornar uma ferramenta vital no combate ao burnout, monitorando padrões de trabalho, níveis de estresse e sinais de esgotamento entre médicos.

“Por meio de insights e recomendações precisas, é possível ajustar cargas de trabalho, oferecer suporte e intervenções focadas no bem-estar dos profissionais, prevenindo o esgotamento antes que ele se torne um problema”, conclui Couto.

A Sofya é uma startup que utiliza IA para estruturar dados médicos, interpretar diagnósticos e auxiliar em decisões clínicas complexas, reduzindo a burocracia e aumentando a precisão no cuidado aos pacientes. Fundada em 2021, já impactou mais de 40 mil vidas e foi a primeira startup incubada pelo Alma-HSL, do Hospital Sírio-Libanês.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile