Incrível! PillBot, primeiro robô que pode ser engolido realiza exames no intestino

Por Cássio Gusson
PillBot primeiro robô que pode ser engolido realiza exames no intestino. Foto: Dall-e

A medicina está prestes a dar um grande salto com o desenvolvimento do PillBot, o primeiro robô engolível do mundo que pode realizar exames internos detalhados no intestino. Desenvolvido pela startup Endiatx, sediada em Hayward, Califórnia, o PillBot é uma câmera robótica engolível e controlável remotamente, que está começando a ser testada em humanos na Nova Zelândia e em breve passará por testes cruciais nas instalações da renomada Mayo Clinic nos Estados Unidos.

Endiatx anunciou recentemente que os testes iniciais em humanos na Nova Zelândia estão progredindo bem, com os médicos expressando grande apreço pela tecnologia. A empresa planeja solicitar uma isenção de dispositivo investigacional (IDE) à FDA ainda este ano para iniciar um ensaio fundamental nas instalações da Mayo Clinic.

Este passo é crucial para validar a eficácia e segurança do PillBot antes de sua eventual introdução no mercado.

Pillbot o robô que pode ser engolido. Foto: Endiatx/Novo Atlas

PillBot: robô que pode ser engolido

A versão mais recente do PillBot, chamada PillBot 1.0, possui um diâmetro de 13 mm e é equipada com controle remoto sem fio, permitindo que os médicos movam o dispositivo dentro do estômago do paciente para inspeção visual. Com um campo de visão de 160°, o PillBot proporciona uma visão abrangente e detalhada do trato gastrointestinal.

A empresa já está planejando uma versão aprimorada, o PillBot 2.0, que será ainda menor, com 10 mm de diâmetro, e incluirá avanços como movimento automatizado por IA, análise do microbioma intestinal em um chip e diagnósticos automatizados utilizando grandes conjuntos de dados. Futuras iterações poderão até incluir ferramentas cirúrgicas, expandindo ainda mais as aplicações do PillBot.

A colaboração entre Endiatx e a Mayo Clinic, com sede em Rochester, Minnesota, é um componente vital do desenvolvimento do PillBot. A Mayo Clinic possui participação acionária na Endiatx através de um acordo de licença de know-how de 15 anos, que cobre o desenvolvimento do sistema. Dr. Vivek Kumbhari, presidente de gastroenterologia e hepatologia da Mayo Clinic na Flórida, juntou-se ao conselho da Endiatx em 2021 e tem sido fundamental nos testes cadavéricos realizados na Mayo Clinic.

Em uma demonstração recente do potencial revolucionário do PillBot, o cofundador e CTO da Endiatx, Alex Luebke, engoliu um PillBot ao vivo durante uma apresentação no TED Talk em abril, evidenciando a viabilidade prática do dispositivo.

Vídeo do intestino capturado pelo Pillbot.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile