Incrível! Robô dentista com inteligência artificial realiza a primeira cirurgia 100% automatizada

Por Cássio Gusson

Em um momento histórico para a odontologia, um robô autônomo controlado por inteligência artificial realizou pela primeira vez um procedimento odontológico completo em um paciente humano. Esse avanço foi cerca de oito vezes mais rápido do que um dentista humano poderia fazer.

Desenvolvido pela empresa de Boston, Perceptive, o sistema utiliza um scanner volumétrico 3D portátil, que constrói um modelo detalhado da boca, incluindo dentes, gengivas e até mesmo nervos sob a superfície dos dentes, usando tomografia de coerência óptica (OCT).

Diferente dos raios-X, a OCT utiliza apenas feixes de luz para construir seus modelos volumétricos em alta resolução, com detecção de cáries com uma precisão de cerca de 90%.

O processo começa com um escaneamento rápido e seguro da boca do paciente, eliminando a necessidade de radiação prejudicial dos raios-X. O dentista humano e o paciente podem discutir os resultados e decidir o tratamento necessário. A partir daí, o robô cirurgião dentário assume o controle, planejando e executando a operação.

A especialidade inicial da máquina é a preparação de um dente para uma coroa dentária. Normalmente, esse procedimento leva cerca de duas horas e é realizado em duas visitas ao dentista. O robô dentista, no entanto, conclui o procedimento em aproximadamente 15 minutos.

Robô dentista com inteligência artificial

A Perceptive afirma que o robô pode realizar os procedimentos de forma segura, mesmo em condições de muito movimento. Testes em humanos em movimento foram bem-sucedidos, demonstrando a segurança e eficácia do sistema.

“Estamos entusiasmados por concluir com sucesso o primeiro procedimento dentário robótico totalmente automatizado do mundo”, afirma Dr. Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive. “Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos dentários, democratizando o acesso a um atendimento odontológico melhor, melhorando a experiência do paciente e os resultados clínicos. Estamos ansiosos para avançar nosso sistema e liderar soluções escaláveis de saúde dental totalmente automatizadas para os pacientes.”

Karim Zaklama, DDS, um dentista geral e membro do conselho consultivo clínico da Perceptive, acrescenta: “O sistema robótico da Perceptive, impulsionado por IA, transformará a odontologia. A experiência do paciente será melhor devido à simplificação dos procedimentos e ao aumento do conforto. As capacidades avançadas de imagem, especialmente o scanner intraoral, fornecem detalhes incomparáveis, permitindo diagnósticos mais precisos e uma conexão mais eficaz com os pacientes.”

Embora seja desafiador imaginar um robô realizando procedimentos odontológicos, a precisão e a rapidez oferecidas pelo robô dentista são notáveis. Com um tempo de cadeira reduzido para apenas 15 minutos, em comparação com as duas horas tradicionais, os pacientes podem esperar menos fadiga e procedimentos mais rápidos. Além disso, a economia de tempo pode resultar em custos odontológicos mais baixos.

Atualmente, o robô ainda não possui aprovação da FDA, e a Perceptive não estabeleceu um cronograma para a implementação comercial. No entanto, a empresa está trabalhando para expandir as capacidades da máquina e ampliar a gama de tratamentos disponíveis.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile