Um novo estudo sugere que o consumo de sucos de frutas 100% naturais e bebidas açucaradas durante a infância e adolescência pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente em meninos. A pesquisa destaca a necessidade de uma maior cautela alimentar entre crianças e adolescentes.
Realizado em Massachusetts, o estudo de longo prazo acompanhou quase 500 crianças e revelou que o consumo regular dessas bebidas está associado a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 entre meninos em comparação com meninas. Esta pesquisa preliminar foi apresentada nas Sessões Científicas de Epidemiologia e Prevenção, Estilo de Vida e Saúde Cardiometabólica da American Heart Association em 2024.
“Embora essas descobertas sejam preliminares, elas apoiam as evidências existentes sobre a relação potencial entre bebidas com adição de açúcar e risco de longo prazo de diabetes tipo 2 em crianças,” disse o pesquisador principal Soren Harnois-Leblanc, Ph.D., nutricionista registrado e pesquisador de pós-doutorado no Harvard Pilgrim Health Care Institute e na Harvard Medical School.
Suco de fruta pode aumentar o risco de diabetes
Os pesquisadores utilizaram dados do Projeto Viva, um estudo contínuo de mulheres e seus filhos iniciado em 1999. Eles analisaram o consumo médio de bebidas açucaradas, sucos de frutas 100% naturais e frutas frescas durante a infância e adolescência, avaliando suas associações com três marcadores de diabetes tipo 2: resistência à insulina, nível de glicemia em jejum e níveis de HbA1c. Esses marcadores foram medidos por um único exame de sangue em jejum no final da adolescência.
Principais Descobertas
– Cada porção diária de bebidas açucaradas (aproximadamente 240 ml) durante a infância e adolescência foi associada a um aumento de 34% na resistência à insulina em meninos.
– O consumo de suco de fruta 100% natural foi associado a um aumento de 0,07% nos níveis de HbA1c no final da adolescência por porção diária de suco entre os meninos do estudo.
– Comer frutas frescas não teve efeito significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
“Esperava encontrar uma associação semelhante entre meninas, mas os resultados mostraram um aumento significativo nos marcadores de diabetes tipo 2 apenas entre os meninos, disse Harnois-Leblanc.
O estudo destaca a importância de limitar o consumo de bebidas açucaradas e sucos de frutas 100% naturais entre crianças e adolescentes para reduzir o risco de diabetes tipo 2.
“Essas descobertas apoiam as recomendações dietéticas atuais de limitar ou eliminar o consumo de bebidas açucaradas e, em vez disso, consumir frutas inteiras, que são ricas em muitos nutrientes,”, afirmou Penny M. Kris-Etherton, Ph.D., membro do comitê de nutrição da American Heart Association.