Não é saudável! Beber suco de fruta 100% natural pode aumentar o risco de diabetes

Por Cássio Gusson
Suco de fruta não é tão saudável como se imaginava. Foto: Dall-e
Economize com Tech2 Ofertas

Um novo estudo sugere que o consumo de sucos de frutas 100% naturais e bebidas açucaradas durante a infância e adolescência pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente em meninos. A pesquisa destaca a necessidade de uma maior cautela alimentar entre crianças e adolescentes.

Realizado em Massachusetts, o estudo de longo prazo acompanhou quase 500 crianças e revelou que o consumo regular dessas bebidas está associado a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 entre meninos em comparação com meninas. Esta pesquisa preliminar foi apresentada nas Sessões Científicas de Epidemiologia e Prevenção, Estilo de Vida e Saúde Cardiometabólica da American Heart Association em 2024.

“Embora essas descobertas sejam preliminares, elas apoiam as evidências existentes sobre a relação potencial entre bebidas com adição de açúcar e risco de longo prazo de diabetes tipo 2 em crianças,” disse o pesquisador principal Soren Harnois-Leblanc, Ph.D., nutricionista registrado e pesquisador de pós-doutorado no Harvard Pilgrim Health Care Institute e na Harvard Medical School.

Suco de fruta pode aumentar o risco de diabetes

Os pesquisadores utilizaram dados do Projeto Viva, um estudo contínuo de mulheres e seus filhos iniciado em 1999. Eles analisaram o consumo médio de bebidas açucaradas, sucos de frutas 100% naturais e frutas frescas durante a infância e adolescência, avaliando suas associações com três marcadores de diabetes tipo 2: resistência à insulina, nível de glicemia em jejum e níveis de HbA1c. Esses marcadores foram medidos por um único exame de sangue em jejum no final da adolescência.

Principais Descobertas

– Cada porção diária de bebidas açucaradas (aproximadamente 240 ml) durante a infância e adolescência foi associada a um aumento de 34% na resistência à insulina em meninos.
– O consumo de suco de fruta 100% natural foi associado a um aumento de 0,07% nos níveis de HbA1c no final da adolescência por porção diária de suco entre os meninos do estudo.
– Comer frutas frescas não teve efeito significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esperava encontrar uma associação semelhante entre meninas, mas os resultados mostraram um aumento significativo nos marcadores de diabetes tipo 2 apenas entre os meninos, disse Harnois-Leblanc.

O estudo destaca a importância de limitar o consumo de bebidas açucaradas e sucos de frutas 100% naturais entre crianças e adolescentes para reduzir o risco de diabetes tipo 2.

“Essas descobertas apoiam as recomendações dietéticas atuais de limitar ou eliminar o consumo de bebidas açucaradas e, em vez disso, consumir frutas inteiras, que são ricas em muitos nutrientes,”, afirmou Penny M. Kris-Etherton, Ph.D., membro do comitê de nutrição da American Heart Association.

Sobre:
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile