Cientistas desenvolveram um pequeno aparelho, que funciona como um pirulito lambível, que permite aos usuários “provar” ambientes virtuais, trazendo novas sensações e aproximando ainda mais a experiência digital da realidade.
O objetivo do dispositivo é simular o paladar e o olfato.
O pirulito lambível é capaz de simular até nove sabores e pode ser combinado com cheiros para criar uma imersão sensorial completa.
O novo estudo foi publicado em 25 de novembro no periódico PNAS .
Como funciona o pirulito de realidade virtual
O pirulito foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da City University of Hong Kong e da University of Tokyo.
Ele contém pequenas bolsas de gel que, quando misturadas com a saliva, liberam sabores como sal, açúcar, cereja, ácido cítrico, chá verde, maracujá, toranja, durian e leite.
Cada sabor é ativado por uma corrente elétrica que percorre os géis, e a quantidade de sabor liberada depende da voltagem aplicada.
Essa inovação permite a combinação de diferentes sabores, criando novas experiências sensoriais.
Em contato com o portal Live Science, o primeiro autor do estudo, Yiming Liu, pesquisador em engenharia biomédica na City University of Hong Kong e na University of Tokyo, disse:
Na realidade, há cinco sensações humanas típicas, incluindo visão, áudio, háptica [toque], olfato [cheiro] e paladar. Para desenvolver uma experiência de VR imersiva para os usuários, esperamos exibir todas as cinco sensações aos usuários, onde estabeleceremos um mundo virtual 3D perfeito (semelhante ao OASIS no filme “Jogador Nº 1”).
Além de revolucionar a forma como os jogos de RV são vivenciados, o dispositivo tem potencial para várias outras aplicações.
Ele pode ser útil em testes de sabor realizados por médicos, nas compras de supermercado online, onde os usuários poderiam “sentir” os produtos, e até em atividades educativas, proporcionando uma aprendizagem mais envolvente e sensorial.
Embora a tecnologia ainda esteja em seus estágios iniciais, com o dispositivo tendo uma durabilidade limitada a cerca de uma hora por “lambida”, os pesquisadores estão trabalhando para estender esse tempo e expandir os sabores disponíveis.
Este avanço representa um passo significativo para a integração de todos os cinco sentidos em experiências de RV, permitindo que os usuários interajam com mundos virtuais de uma maneira muito mais completa e realista.