Amazon usa Alexa e lança cartilha inédita para auxiliar pessoas com TDAH

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Amazon está utilizando a Alexa, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para oferecer uma cartilha inovadora voltada a pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O guia, que conta com dicas práticas e didáticas, ensina como utilizar a assistente de voz Alexa para lidar com os desafios do dia a dia, ajudando pais, tutores e indivíduos com TDAH a manter uma rotina mais organizada e menos estressante.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Disponível gratuitamente, a cartilha visa melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas, promovendo um cotidiano mais tranquilo e estruturado.

De acordo com a ABP, o TDAH, que afeta aproximadamente 5,9% das crianças e jovens e 2,8% dos adultos, traz sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, impactando atividades como concentração, organização e gerenciamento de tempo.

Estes aspectos podem dificultar tanto a vida escolar quanto a vida profissional e social.

O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, explica:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existem hoje diversas ferramentas que podem melhorar a vida de pessoas com TDAH, e Alexa pode ser uma aliada. Nossa parceria com a Amazon visa facilitar o uso dessas tecnologias, oferecendo informações claras e acessíveis.

Ele ressalta que a assistência por voz pode tornar o acompanhamento do tratamento mais interativo, incentivando a implementação de rotinas saudáveis.

Como Alexa pode auxiliar nas rotinas de quem tem TDAH

A cartilha apresenta diversas funcionalidades da Alexa que podem ser úteis para pessoas com TDAH, como listas, lembretes, alarmes, calendários e, principalmente, Rotinas personalizáveis.

Com esses recursos, a assistente de voz pode ajudar a estruturar o dia a dia, lembrando de atividades importantes e ajudando a evitar distrações e a procrastinação.

Por exemplo, as Rotinas de Alexa podem ser configuradas para alertar sobre compromissos, tocar músicas que incentivem a concentração ou definir timers para pausas durante uma tarefa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cada rotina pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de cada usuário e ajudar a manter o foco e o controle do tempo.

Para as pessoas que sofrem com as dificuldades do TDAH, o guia recomenda o uso das Skills da Alexa, uma espécie de aplicativo que inclui recursos como sons relaxantes, práticas de meditação e lembretes personalizados.

Por meio da assistente de voz, é possível ativar Skills voltadas ao bem-estar e à produtividade, como sons de chuva, que promovem relaxamento, ou atividades de mindfulness para controle emocional.

A cartilha “TDAH – Tudo o que você precisa saber” está disponível gratuitamente no site.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alexa pode ser usada por meio do aplicativo para smartphones, da linha de dispositivos Amazon Echo e em dispositivos com integração Alexa, como televisões, caixas de som e fones de ouvido.

 

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile