- Ozempic reduz desejo por álcool. Estudo revela impacto positivo no consumo.
- Nova esperança para dependência. Semaglutida pode ajudar a controlar hábitos.
- Menos álcool e cigarros. Pesquisa confirma mudanças no comportamento.
Pesquisadores descobriram que o Ozempic, medicamento popular para diabetes e perda de peso, também pode ajudar a reduzir significativamente o desejo por álcool. Os resultados confirmam relatos de usuários que notaram mudanças nos hábitos de consumo ao usar a substância.
Um ensaio clínico conduzido na University of Southern California avaliou os efeitos da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, em 48 adultos nos EUA. Durante nove semanas, os participantes tomaram doses progressivas do medicamento ou um placebo.
Os pesquisadores notaram que o grupo tratado com semaglutida apresentou menor desejo por álcool e reduziu o consumo em dias específicos.
O psicólogo e pesquisador de dependência Christian Hendershot afirmou que há um “sinal forte” de que a substância altera os hábitos de consumo de álcool. “Os relatos clínicos já apontavam para essa mudança e agora temos evidências científicas que reforçam essas observações”, explicou.

Ozempic ajuda a parar de beber
Embora o estudo não tenha identificado uma queda drástica na média de bebidas consumidas por dia, os resultados mostraram uma redução significativa na quantidade ingerida nos dias de consumo. Além disso, o número de participantes que não tiveram episódios de consumo excessivo de álcool aumentou no grupo que recebeu o medicamento.
Outro dado interessante é que fumantes que participaram do estudo também reduziram o número de cigarros diários, passando de uma média de 14 para oito cigarros por dia.
Atualmente, apenas três medicamentos para transtorno do uso de álcool (TUA) estão aprovados nos EUA desde 1951, evidenciando a necessidade de novas opções de tratamento. Com essa descoberta, a semaglutida pode representar uma alternativa promissora.
Assim, a pesquisa também destacou que o medicamento pode beneficiar pessoas que querem reduzir o consumo, mas não necessariamente parar completamente. Desse modo, oferecendo uma ferramenta eficaz para melhorar hábitos sem exigir abstinência total.
Com mais testes e aprovações, o Ozempic e outros medicamentos à base de GLP-1 podem se tornar aliados na luta contra o consumo excessivo de álcool e até mesmo outros vícios.