Conta da OpenAI no X é hackeada para promover golpe com criptomoedas

Por Luciano Rodrigues
Conta da OpenAI é hackeada no X. Foto: Dall-e

A conta oficial de imprensa da OpenAI no X (antigo Twitter) foi comprometida por golpistas que utilizam o nome da empresa para promover um falso token de criptomoedas. A conta “OpenAI Newsroom”, criada recentemente pela empresa para anunciar atualizações de produtos e políticas, foi usada para divulgar um golpe envolvendo o suposto token “OpenAI”, chamado de $OPENAI.

Segundo o post, todos os usuários da OpenAI poderiam reivindicar uma parte do fornecimento inicial do token, além de prometer benefícios como acesso a programas beta futuros. A mensagem incluía um link para um site fraudulento que imitava o site oficial da OpenAI, mas com o URL incorreto “token-openai.com”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O golpe tinha como objetivo enganar os usuários para que conectassem suas carteiras de criptomoedas ao site falso, facilitando o roubo de credenciais e fundos. O site apresentava um botão de destaque com a frase “CLAIM $OPENAI”, incentivando vítimas em potencial a interagir com o golpe.

A publicação permaneceu no ar por horas, com comentários desativados, o que dificultava a detecção do ataque. O golpe também incluía respostas prometendo mais informações sobre o token no decorrer da semana. Até o momento, nem a OpenAI nem o X se pronunciaram oficialmente sobre o incidente.

Histórico de hacks em contas da OpenAI

Esse não é o primeiro caso em que contas associadas à OpenAI são hackeadas para promover golpes de criptomoedas. Em junho de 2023, a conta de Mira Murati, CTO da OpenAI, foi comprometida e divulgou uma mensagem semelhante promovendo o token fictício $OPENAI.

Em setembro do mesmo ano, as contas de Jakub Pachocki, cientista-chefe da OpenAI, e Jason Wei, pesquisador da empresa, também foram hackeadas para propagar golpes idênticos ao ocorrido agora com a conta OpenAI Newsroom.

Esses hackers utilizam uma ferramenta conhecida como “crypto drainer”, que drena NFTs e tokens das carteiras das vítimas assim que elas acessam o site falso e realizam o login.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Golpes com criptomoedas têm se tornado cada vez mais comuns em plataformas de redes sociais como o X. Celebridades e grandes empresas já foram alvos de ataques semelhantes. Em 2020, contas pertencentes a Apple, Elon Musk e Joe Biden foram hackeadas para divulgar endereços de carteiras de bitcoin, alegando que os valores transferidos para esses endereços seriam duplicados e devolvidos, o que nunca aconteceu.

Segundo o FBI, em 2023, os norte-americanos perderam US$ 5,6 bilhões em golpes envolvendo criptomoedas, um aumento de 45% em relação a 2022. Apenas no primeiro semestre de 2024, foram relatados mais de 50.000 golpes, resultando em perdas de aproximadamente US$ 2,5 bilhões, de acordo com a FTC.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile