Empresas realizam primeira transação imobiliária com moeda 100% digital no Brasil

Por Luciano Rodrigues
Empresas realizam primeira transação imobiliária com moeda 100% digital no Brasil - Imagem: Dall-E

Em um marco histórico para o mercado imobiliário brasileiro, a Dynasty Global AG, uma empresa suíço-brasileira, e a netspaces, uma plataforma brasileira de propriedades digitais, anunciaram a primeira transação de um imóvel no Brasil utilizando moeda 100% digital.

A negociação foi realizada em tempo recorde, com o pagamento e a assinatura do contrato ocorrendo em menos de um minuto, graças à tecnologia blockchain.

A compra envolveu 3.482 D¥N, um ativo digital próprio da Dynasty Global AG, que foi utilizado para adquirir uma fração de 19,3% do Edifício Santa Cruz, um prédio de salas comerciais localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Com esta aquisição, a Dynasty Global AG começará a receber locativos proporcionais diretamente em sua carteira digital, desenvolvida pela netspaces com base no padrão de tokenização imobiliária Propriedade.Digital. Este processo inclui o registro do token em cartório, garantindo segurança e transparência.

Expansão e inovação no mercado imobiliário

A previsão das empresas é facilitar a aquisição digital de imóveis em mais de 100 cidades brasileiras até o final do ano.

Essa iniciativa visa ampliar o acesso de pessoas e empresas de outros países ao mercado imobiliário nacional por meio da tokenização e da carteira de imóveis digitalizados da proptech. A Dynasty Global AG possui forte atuação nos mercados europeu, asiático e brasileiro, além de estar localizada no Crypto Valley, na Suíça, conhecido como o “Vale do Silício” das criptomoedas.

A parceria entre a netspaces e a Dynasty Global AG surgiu da sinergia entre as empresas para criar novas oportunidades de mercado.

A netspaces realizou, em 2021, a primeira transação de Ativos do Mundo Real (RWA) no Brasil, integrada ao sistema registral imobiliário. Por outro lado, a Dynasty Global AG foi pioneira ao criar o primeiro token de pagamento com referência no mercado imobiliário em 2018.

Andreas Blazoudakis, fundador e CEO da netspaces, destaca o potencial desta inovação para o setor imobiliário:

“Estar na dianteira de projetos que contribuem com o crescimento do setor imobiliário nacional faz parte do DNA da netspaces. Agora, conectados à Dynasty Global, iremos possibilitar que pessoas e empresas de outros países façam transações de imóveis aqui, de modo totalmente digital, instantâneo e seguro. Essa iniciativa tem o potencial de trazer alta liquidez para o mercado imobiliário brasileiro.”

Eduardo Carvalho, fundador da Dynasty Global AG, enfatiza a importância da parceria para a realização da primeira transação de um imóvel utilizando um ativo 100% digital:

“Ao implementar o registro do contrato inteligente na matrícula, a netspaces conseguiu com êxito que um token blockchain pudesse carregar direitos relativos a um imóvel. Através do D¥N, demonstramos todo o poder transacional a nível global, garantindo facilidade e rapidez no meio de pagamento.”

Com esta inovação, a Dynasty Global AG e a netspaces não apenas facilitam transações imobiliárias, mas também impulsionam a adoção de tecnologias emergentes no setor, pavimentando o caminho para um futuro mais digital e integrado no mercado de imóveis.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile