FBI cria criptomoeda e usa como ‘isca’ para investigação sobre fraude e manipulação de mercado

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O FBI revelou na última quarta-feira (9) que criou uma criptomoeda como parte de uma operação para investigar manipulação de preços no mercado de criptomoedas.

A moeda, chamada NexFundAI, foi desenvolvida com base no blockchain Ethereum, e contou com a colaboração de testemunhas cooperantes para realizar a investigação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O esquema visava expor práticas fraudulentas de manipulação de mercado em ativos digitais.

Como resultado da operação, a Securities and Exchange Commission (SEC) acusou três “market makers” e nove pessoas de envolvimento em esquemas para inflar artificialmente o preço de determinados criptoativos.

Paralelamente, o Departamento de Justiça dos EUA acusou 18 indivíduos e entidades por supostas fraudes e manipulações generalizadas em mercados de criptomoedas.

Os promotores alegam que os réus criaram falsas alegações sobre seus tokens e realizaram operações conhecidas como “wash trades” para gerar uma impressão enganosa de atividade intensa no mercado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre as entidades acusadas estão ZMQuant, CLS Global e MyTrade, três market makers que teriam realizado ou conspirado para realizar essas transações em nome da NexFundAI, sem saber que a criptomoeda havia sido criada pelo próprio FBI.

Investigações do FBI revelam fraude generalizada em criptomoedas

Jodi Cohen, agente especial encarregada da divisão de Boston do FBI, afirmou que o caso revelou uma nova forma de crime financeiro, apesar de as táticas fraudulentas lembrarem esquemas financeiros mais antigos.

O que descobrimos resultou em acusações contra a liderança de quatro empresas de criptomoeda e quatro market makers, que supostamente lideraram um esquema sofisticado que enganou investidores honestos em milhões de dólares.

Um dos acusados, Liu Zhou, market maker da MyTrade MM, teria dito aos promotores que sua empresa controlava operações de “pump and dump”, permitindo negociações privilegiadas e manipulando o mercado para obter lucro.

O termo “pump and dump” refere-se à prática de inflar artificialmente o preço de um ativo para vendê-lo a um valor mais alto, antes que o mercado perceba a manipulação e o preço caia drasticamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de a moeda NexFundAI ter tido atividade de negociação limitada, a operação trouxe à tona a magnitude das fraudes no setor de criptomoedas.

Segundo Joshua Levy, procurador dos EUA em exercício para o Distrito de Massachusetts, as negociações do token foram desabilitadas.

O Departamento de Justiça conseguiu recuperar quase R$ 140 milhões (US$ 25 milhões) em receitas fraudulentas, que serão devolvidos aos investidores lesados pelos esquemas.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile